União celebrada: Dona Marina e Seu Antônio selam amor no Centro de Convivência do Idoso

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Moacyr Sélia Filho” foi representada em um momento de pura emoção e alegria nos votos e promessas de amor eterno de Dona Marina, 75 anos e Seu Antônio, 79 anos. O local que testemunhou o florescer desse romance foi escolhido com grande significado, pois foi ali, entre atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que suas almas se encontraram pela primeira vez.

A ideia de celebrar o casamento no próprio centro de convivência surgiu de uma comoção coletiva entre os frequentadores, que reconheceram a importância do local na jornada do casal. Em uma convenção emocionante, a proposta foi calorosamente aprovada por todos os usuários do centro, que reconheceram a beleza e a relevância desse gesto.

“Nós entendemos que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem esse papel articulador e promovedor de autocuidado, estando apto a contribuir para a aproximação e celebração da união entre pessoas tão especiais e que tanto alegram os demais participantes, o que também preconiza a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais”, compartilhou emocionada a secretária de Assistência Social.

A atmosfera estava impregnada de amor e gratidão, refletida nos rostos radiantes dos convidados e nos olhares ternos trocados entre os noivos. Cada detalhe da cerimônia foi planejado para refletir a essência desse amor singular. As flores coloridas adornavam o salão, trazendo vida e alegria ao ambiente, enquanto a música suave tocava ao fundo, embalando os corações presentes.

O momento mais emocionante veio quando Dona Marina e Senhor Antônio, de mãos dadas e sorrisos luminosos, se olharam nos olhos e declararam seu compromisso mútuo diante de seus amigos, familiares e da comunidade que os acolheu e os viu florescer juntos.

Enquanto o sol se punha no horizonte, deixando para trás um dia repleto de emoções e memórias inesquecíveis, fica claro que o amor verdadeiro não conhece limites de idade ou tempo. A história de Dona Marina e Senhor Antônio é um lembrete inspirador de que, onde há amor, há sempre a possibilidade de um novo começo, mesmo nos lugares mais improváveis.

Sobre o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Moacyr Sélia Filho”
Espaço que promove atividades em grupo com idosos. São administrados pelo poder público municipal e estão vinculados aos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
O CCI oferta oficinas de artesanato, atividades físicas, curso de violão e o serviço de convivência, que são: rodas de conversa com temas pertinentes ao envelhecimento, palestras e dinâmicas de grupos. Hoje, o CCI atende a quase 200 idosos.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. No caso de atendimento aos idosos, tem ainda o objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

O planejamento das atividades deve observar os três eixos orientadores do SCFV, a saber: convivência social, direito de ser e participação social.

Nos grupos do SCFV, são desenvolvidas atividades planejadas, que consideram as especificidades relacionadas aos ciclos de vida dos usuários, bem como as suas potencialidades, as vulnerabilidades e os riscos sociais presentes no território.