Curso estadual de Educação em Direitos Humanos homenagea Moa Sélia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e do Polo da Universidade Aberta (UaB), está ofertando o curso “Educação em Direitos Humanos: construindo a rede de educadoras e educadores em direitos humanos no Espírito Santo”, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o apoio da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos – Seção Espírito Santo – (ReBEDH-ES),  e financiamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (Mec).

Numa ação inédita no município, a Coordenação do Curso e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio do prefeito, decidiram homenagear a ex-vereadora Moa Sélia, dando seu nome à  turma de Nova Venécia sobre Educação de Direitos Humanos.

Referência na luta pelos direitos humanos no município, Moa foi a primeira transexual a presidir uma casa legislativa no Brasil, fato ocorrido entre 2006 e 2008, além de ter exercido o cargo de vereadora por três mandatos. Chegou a participar do Programa do Jô, em 2009, na TV Globo, onde falou sobre sua luta contra o preconceito. Moa Sélia também foi contadora e uma das cabeleireiras mais conhecidas da região.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, Moa assumia com honra, orgulho e respeito sua condição. “Foi uma das pioneiras na luta contra o preconceito, ainda no início dos anos 80, e levantou a bandeira em defesa dos direitos humanos. Sua luta ganhou adeptos e notoriedade nacional, inclusive a recebi no Ministério da Educação quando lá eu atuava”, afirmou.

A família da homenageada, Moa Sélia, ficou muito grata com a iniciativa. “Recebemos com muita alegria a notícia da nomeação da turma. Ficamos muito felizes, pois sabemos do legado que ela deixou, e é sempre bom quando ela é lembrada por seu valoroso trabalho”, disse um dos familiares.

O curso de aperfeiçoamento de Educação em Direitos Humanos, para educadores da rede pública de Educação Básica, tem como objetivo promover uma cultura de Direitos Humanos nas escolas, por meio da capacitação de educadores e educadoras, coordenadores e coordenadoras pedagógicos e gestores e gestoras das redes de educação básica, contribuindo para concretizar ações previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (MEC, 2003-2006), nas Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (MEC, 2012) e no Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Espírito Santo (2014).

O curso se propõe ainda a construir uma rede de educadores e educadoras em direitos humanos no Espírito Santo. Nesta primeira oferta, o curso está acontecendo também em Cachoeiro de Itapemirim e na Serra. 

O polo de Nova Venécia conta com 48  cursistas para as vagas de profissionais da educação e 16 para os movimentos sociais.

O coordenador do curso, Antonio Lopes, ressalta que dar o nome “Moa Sélia” à turma de Nova Venécia é uma justa homenagem a quem se destacou no município pela defesa dos direitos humanos. “Ser eleita e reeleita já foi um grande feito. Presidir a Câmara, feito maior ainda”, enfatizou.

Secretária Municipal de Educação ladeada do coordenador do curso “Educação em Direitos Humanos: construindo a rede de educadoras e educadores em direitos humanos no Espírito Santo”