Nova Venécia alcança 56% de escolas do campo inauguradas com melhorias na infraestrutura

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Conselho de Escola, entregou na terça-feira, 10, mais uma significativa melhoria para a população veneciana do campo, desta vez na comunidade do Córrego do Maruí, a 30km da sede do município. Esta é uma das 25 escolas que receberam obras de infraestrutura na atual gestão.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Dr. Paulo Roberto Alves Damaceno, da Secretária Municipal de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, dos vereadores Juarez Oliosi e Josias Mendes Machado, além de representantes da comunidade, pais de alunos, técnicos da Secretaria de Educação e outros convidados.

Na EMEIEF João Venturim Sobrinho, diversas melhorias foram realizadas, incluindo reparos no telhado, adequações na parte elétrica, troca de forros no refeitório, cozinha, banheiros e no depósito, além da construção de um novo depósito. Também foram feitas melhorias nas janelas, portas com fechaduras, pia de inox com granito, lavatório no refeitório, e instalações de ventiladores e piso novo. A obra contou com um investimento de R$ 22.000,00 provenientes do PDDE da escola.

A reforma, realizada pelo setor de serviços gerais da Secretaria de Educação, envolveu um mutirão de trabalho com profissionais especializados, incluindo pedreiros, eletricistas, pintores e outros. A obra teve início em 25/10 e foi concluída em 06/12/2024. A Secretaria de Educação também adquiriu materiais como forro de PVC, tijolos e tintas, totalizando R$ 27.204,00, além da aquisição e entrega de equipamentos, no valor aproximado de 14 mil reais, contendo itens como ventilador de teto, celular, batedeira, espremedor de frutas, liquidificador, freezer, geladeira e notebook, este último será entregue a 100% das escolas do campo.

A Secretária de Educação, professora Wanessa Sechim, destacou a importância dessas melhorias, ressaltando o impacto que transforma a vida das pessoas, tanto na zona rural quanto urbana. Ela reforçou o compromisso da gestão com a qualidade da educação e a implementação de políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades para todos.

O vice-prefeito, Dr. Paulo Roberto Alves Damaceno, enfatizou que o principal objetivo dessa gestão é melhorar a vida da população. Ele parabenizou a Secretária de Educação pelo trabalho, destacando que o município alcançou o primeiro lugar no IDEB entre os mais populosos do Estado e foi reconhecido pelo Ministério da Educação com o título de excelência em alfabetização.

Sandra Ventorin Von Zeidler, em homenagem ao seu avô, João Ventorim Sobrinho, destaca seu compromisso inabalável com a educação. “ele sempre foi um grande incentivador da educação e lutou incansavelmente por ela. Ele abriu as portas de sua propriedade para receber a Escola da Prefeitura de Nova Venécia e acolheu, com carinho, todos os professores, alunos e funcionários que prestaram serviços à unidade de ensino”, conta Sandra.

Apesar de não ter tido acesso a muitos anos de estudo, João Ventorim Sobrinho sempre se dedicou a proporcionar boas oportunidades educacionais, não só para sua família, mas também para a comunidade em que vivia. Ele acreditava firmemente que a educação era o caminho para a construção de uma sociedade mais justa e próspera para todos.

“Conhecido por sua generosidade, João era um homem de imensa alegria e fé, carismático e humilde”, recorda Sandra, ressaltando o legado de amor e dedicação à educação que permanece vivo em suas ações e no exemplo que deixou para todos ao seu redor.

O aluno da primeira turma da escola, senhor Elias Sherry, expressou seu agradecimento ao prefeito André Fagundes pelo constante investimento e atenção dedicados à escola e à comunidade. “Gostaria de agradecer imensamente ao prefeito André Fagundes por todo o empenho e cuidado com a nossa escola. O investimento na educação reflete diretamente na melhoria de nossa comunidade! Além disso, ele foi o único prefeito a realizar a patrolagem de nossas estradas duas vezes por ano. Sou grato por poder vivenciar essas mudanças”, afirmou Elias

Atualmente, a escola atende 10 alunos do Ensino Fundamental e 5 alunos da Educação Infantil, oferecendo uma educação de qualidade, agora em um ambiente totalmente reformado e mais adequado para os alunos e professores.