Nova Venécia se destaca como o único município no ES a fazer a adesão e implantação do Programa Brasil Alfabetizado em 2024

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), deu um importante passo na luta contra o analfabetismo ao realizar a aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). 

A iniciativa, que faz parte do Ministério da Educação (MEC), visa alfabetizar jovens e adultos com 15 anos ou mais que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever. O PBA integra as estratégias do Pacto Nacional de Superação do Analfabetismo e Qualificação de Jovens e Adultos (Pacto EJA).

O programa tem como foco a alfabetização de jovens e adultos em áreas urbanas e rurais, incluindo comunidades quilombolas. Com duração de até 12 meses, oferece um ciclo completo de alfabetização. Ao final do processo, os alunos recebem uma declaração de alfabetização, permitindo a continuidade dos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que visa elevar a escolaridade dos participantes.

Além disso, o programa proporciona um incentivo financeiro para os alfabetizadores, que recebem uma bolsa mensal de R$ 1.200, como reconhecimento pelo seu papel essencial na formação dos alunos.

Nova Venécia se destaca como o único município do Espírito Santo a aderir ao PBA em 2024 dentro do prazo, garantindo os recursos necessários para a execução do programa. O município elaborou o Plano de Alfabetização (Palfa), que prevê a abertura de três turmas em 2024 nas comunidades de São Gonçalo, Cedrolândia e Acampamento Ondina Dias, com a perspectiva de expandir o programa em 2025.

A primeira aula inaugural aconteceu no dia 4 de dezembro em São Gonçalo, com a presença da secretária Municipal de Educação, Wanessa Zavarese Sechim, da inspetora Marilene Calegari, da coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, Giovana Morgan, da diretora da escola, Celma Milanez, lideranças religiosas e do conselho de escola. A turma é composta por 12 alunos, sob a regência da professora Raquel Aparecida Zuqueto Silva.

No dia 9 de dezembro, foi a vez da comunidade de Cedrolândia realizar a aula inaugural do PBA, com a professora Rayssa Teixeira Sangali à frente das aulas para 13 alunos. A cerimônia contou novamente com a presença da secretária Wanessa Zavarese Sechim, da diretora da escola Diolizete da Silva Sangali Oliveira, da equipe da Secretaria Municipal de Educação, lideranças religiosas e do Conselho de Escola.

Já no dia 10 de dezembro, aconteceu a aula inaugural no Acampamento Ondina Dias, com a presença dos 10 alunos matriculados, sendo acompanhados pela professora Denise Pessin. Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação e demais representantes da Secretaria de Educação, além de lideranças locais.

As aulas tiveram início no mês de novembro e seguirão até 6 de novembro de 2025.

O PBA adota uma abordagem de educação popular, com aulas que podem ser realizadas também em espaços comunitários acessíveis, como associações de bairro, igrejas, centros de convivência de idosos e espaços culturais. Esses locais são adaptados para garantir uma infraestrutura adequada ao processo de ensino, promovendo uma experiência de aprendizagem inclusiva e próxima da realidade dos estudantes.

O Pacto Nacional de Superação do Analfabetismo, ao qual o PBA está vinculado, prevê um investimento de mais de R$ 4 bilhões em quatro anos. O objetivo é criar 3,3 milhões de novas matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e integrar a educação profissional. Segundo o Censo Demográfico de 2022, cerca de 11,4 milhões de brasileiros ainda são analfabetos, o que torna a implementação de programas como o PBA fundamental para a construção de um futuro mais inclusivo e igualitário.

A adesão de Nova Venécia ao Programa Brasil Alfabetizado é um exemplo de comprometimento com a educação e a superação do analfabetismo. A iniciativa tem grande potencial de transformar a vida de jovens, adultos e idosos, oferecendo a oportunidade de aprender a ler e escrever, ampliando a escolaridade e proporcionando novos caminhos para o futuro dos participantes.

Com base no Plano Municipal de Educação para a próxima década, o técnico da Seme Alcimar Carloni, responsável pela meta 06 (meta 06: garantir a oferta para atendimento da demanda de matrículas da educação de jovens e adultos – EJA), planejou a abertura de novas turmas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) para o ano letivo de 2025. Esse planejamento visa atender à demanda de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando as necessidades das comunidades e da cidade, e garantindo que todos os jovens e adultos tenham acesso à educação, em conformidade com as diretrizes do plano.