Na terça-feira, 3, a secretária Municipal de Educação, professora Wanessa Sechim, e técnicas da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Maria da Penha Pansiere, coordenadora municipal do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Vanuzia Pinto Martins, articuladora do programa Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), e a professora Elisângela Oliveira dos Santos Manhães, da escola multi do campo EMEIEF Córrego do Limão, estiveram em vitória para participar do Seminário de Práticas Exitosas do Material Didático Complementar (MDC) do Paes com Homenagem aos Professores Alfabetizadores.
Durante a cerimônia, a professora Elisângela foi a homenageada, recebendo o Prêmio Professor Alfabetizador 2024 pelo trabalho desenvolvido na turma multi do campo de 1º e 2º ano em 2023 na EMEIEF Finistauro Grillo, com o melhor resultado do município de Nova Venécia em turma de 2º ano, no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).
Em suas redes sociais, Elisângela disse que acreditar em uma educação cheia de oportunidades para todos é o que motiva os sonhos de uma professora. “Compreender o que a vida nos propõe possibilita dedicar ainda mais ao que desejamos. Hoje só tenho a agradecer por esse reconhecimento, primeiramente a Deus pelas oportunidades a mim garantidas, aos pais das crianças pela confiança, aos alunos, que sempre me encantam e me motivam a continuar nessa profissão, e é claro que, por meio da secretária Wanessa Sechim, agradeço a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia”, escreveu a docente.
O Prefeito André Fagundes parabenizou a professora Elisângela pelo excelente trabalho realizado, destacando sua dedicação e profissionalismo. “Através do esforço contínuo e do comprometimento com a qualidade do ensino, a professora Elisângela tem contribuído para a formação integral dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante. Nossa gestão valoriza o trabalho incansável dos educadores, reconhecendo a importância de sua missão na construção de um futuro melhor para todos”.
A homenagem é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), por meio da Subsecretaria de Estado de Articulação Educacional (Seae), com o apoio da Gerência do Regime de Colaboração com os Municípios (Gerco), que tem como propósito compartilhar, divulgar e reconhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas com o uso do MDC do Paes, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes capixabas, com o objetivo de reconhecer e valorizar as práticas dos professores alfabetizadores, oportunizando um diálogo produtivo entre os educadores e expandindo o regime de colaboração, o que contribui para o fortalecimento da educação no Espírito Santo.
A Secretária Municipal de Educação Professora Wanessa Sechim destaca que o sucesso da educação em Nova Venécia é resultado da implantação de uma Proposta Pedagógica. Ela também menciona a implementação de programas, projetos e ações estratégicas importantes, como o de Formação Continuada dos Profissionais da Educação e o Programa de Recomposição da Aprendizagem. Além disso, ela enfatiza a importância da aquisição de material didático estruturado, a oferta de assessoramento pedagógico, materiais de apoio complementar e a realização de avaliações sistemáticas. “Todos esses fatores são fundamentais para garantir que os alunos tenham acesso à educação de qualidade, com equidade, proporcionando oportunidades para todos, no campo e na cidade.”