A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), celebra a aprovação de 50 alunos da rede municipal no processo seletivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para ingressar em cursos técnicos no primeiro período letivo de 2025. A divulgação dos resultados ocorreu no dia 13 de dezembro de 2024.
Os estudantes foram selecionados para cursos técnicos integrados ao ensino médio, uma modalidade que oferece formação técnica e ensino médio simultaneamente.
Desde 2022, a rede municipal passou a oportunizar o Projeto Pré-Ifes para preparar estudantes para o processo seletivo e cursarem o ensino médio integrado ao técnico na unidade federal. Para aumentar o índice de alunos aprovados, o projeto Pré-Ifes desenvolve várias ações importantes, dentre elas podemos destacar transporte escolar para o deslocamento dos estudantes, assessoramento pedagógico às escolas, formação para os professores e adequação ao currículo considerando as habilidades essenciais conforme edital do processo seletivo do Ifes.
De lá para cá, o número de aprovados aumentou significativamente. Em 2022, 46 estudantes da rede municipal ingressaram em cursos técnicos do Ifes, em 2023, 46, em 2024, 41, e para cursar 2025, o quantitativo saltou para 50 estudantes.
Os candidatos aprovados no Ifes para 2025 são provenientes da EMEIEF Regina Alves Dutra, EMEF Veneciano, EMEF Dr. Adalton Santos, EMEFTI Professora Arlene Geraldo, EMEF Stanislau Zucoloto, EMCOREIEF Água Limpa, EMEIEF Francisco Sechim, EMCOREIEF Santa Helena, EMCOREF Gaviãozinho, EMEF São Cristóvão, EMEIEF Francisco Tavares Renes e EMEIEF Cedrolândia.
O Pré-Ifes é coordenado pelo engenheiro de minas, professor no Instituto, e faz parte das ações de extensão da instituição, visando atender a jovens de áreas com vulnerabilidade social, concluintes do ensino fundamental em 2024 a ter uma formação profissionalizante, como técnico em edificações ou mineração. Foram ofertadas 80 vagas, 40, no turno matutino, e 40, no noturno, disponíveis aos alunos de 9º ano com critérios estipulados em edital, distribuídas entre estudantes matriculados na EMEF Veneciano, EMEF Stanislaw Zucoloto, EMEFTI Professora Arlene Geraldo, EMEF Dr. Adalton Santos e EMEF São Cristóvão contemplados pelo projeto.
Os candidatos aprovados devem realizar o requerimento de matrícula, enviando toda a documentação necessária, conforme as instruções do edital. A matrícula deve ser formalizada pelo candidato maior de idade ou, no caso dos menores de idade, por seus responsáveis legais.
A secretária municipal de Educação de Nova Venécia expressou sua gratidão aos professores da rede municipal pelo esforço e dedicação ao longo do ano, que contribuíram significativamente para a preparação dos alunos para o processo seletivo. “O ingresso no Ifes é uma importante conquista tanto para os alunos quanto para a educação municipal de Nova Venécia”, comemorou.
Para o prefeito André Fagundes, a aprovação reflete a qualidade do ensino oferecido pela rede pública municipal e a importância do comprometimento de toda a comunidade escolar. “A Prefeitura de Nova Venécia comemora mais uma importante vitória para seus estudantes e reafirma seu compromisso com a educação de qualidade”, afirmou.