Nível do Rio Cricaré será monitorado

A última enchente que afetou o município de Nova Venécia ainda causa lembranças amargas em muitos cidadãos que foram diretamente prejudicados. Com o objetivo de evitar desastres como no final do ano passado, foi instalado na ponte Cristiano Dias Lopes, Centro de Nova Venécia, uma Estação Hidrológica Automática que vai monitorar, 24 horas por dia, o nível da água. Por enquanto o equipamento está apenas em fase de teste.

A ideia é alertar a população o quanto antes sobre riscos de enchentes, evitando assim estragos maiores em decorrência de possíveis alagamentos.

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O ponto da instalação foi escolhido devido a localização que é a melhor para medir o volume das águas. O monitoramento é feito por um sensor instalado na copa do equipamento que por meio de fotos envia automaticamente as imagens para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No caso de cheia, as informações são atualizadas de hora em hora e tudo é transmitido em tempo real para a Defesa Civil Municipal. Além do nível do rio, o equipamento mede ainda o índice pluviométrico.

O funcionamento da estação é por meio de energia solar.