Polo da UAB de Nova Venécia é aprovado pelo MEC

A educação de Nova Venécia recebeu uma ótima notícia no início desta semana. É que o Ministério da Educação (MEC) finalmente aprovou, sem restrições, toda a infraestrutura da nova sede do Polo Municipal de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Centro de Formação de Professores de Nova Venécia.

O resultado saiu dias após a visita da consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Maria da Silva Peixoto, que veio avaliar a infraestrutura, recursos humanos e tecnológicos da UAB veneciana.

A coordenadora do Polo UAB de Nova Venécia, comemorou o aval do MEC. “É um marco na história da educação veneciana”, vibrou Maristela Petene Alves de Oliveira, explicando que a aprovação do MEC abre boas perspectivas para que o pólo receba a oferta de mais cursos de graduação e pós-graduação vindos de universidades federais de todo o país.

Neste ano letivo, o pólo de Nova Venécia conta com 246 alunos matriculados nos cursos de Licenciatura em Educação Física, Aperfeiçoamento em Educação do Campo, Licenciatura em Informática, Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Física.
A nova área da UAB de Nova Venécia, localizada no Bairro Rúbia, mede 1.580 m2. São oito salas de estudos, dois laboratórios pedagógicos, dois de informática, auditório, biblioteca informatizada, laboratório de física, espaço de convívio social e estacionamento. O prédio tem capacidade para atender 5 mil alunos nos três turnos.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para quem têm dificuldade de acesso à formação universitária por meio da educação à distância. Também são atendidos professores que atuam na rede pública de ensino, dirigentes, gestores públicos e profissionais da educação.