“Dia D” de vacinação no sábado, 09

No sábado, 09, acontece o “Dia D” de vacinação contra a gripe. O horário de vacinação será das 8h às 16 horas na Unidade Regional de Saúde, no bairro Margareth, e das 8h ao meio-dia nas demais unidades de saúde.

O público alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres no período até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, indivíduos com 60 anos ou mais e pessoas portadoras de doenças crônicas.

A campanha de vacinação vai até o dia 22 de maio e é direcionada ao público mais vulnerável ao vírus influenza dos tipos H1N1 e H3N2. A vacina previne contra o vírus da influenza que é uma infecção viral aguda de elevada transmissibilidade que afeta o sistema respiratório, podendo levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco.

A contaminação acontece por meio das secreções das vias respiratórias eliminadas por pessoas infectadas ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos ou objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos e nariz).