Servidores participam de palestra motivacional

DSC_0019_01Servidores dos municípios de Nova Venécia, Boa Esperança, Governador Lindemberg, São Gabriel da Palha, Vila Valério e Águia Branca, participaram de uma palestra promovida pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), no auditório da Prefeitura de São Domingos do Norte, na terça-feira, 12.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento que teve como tema “Líder Humanizado e Qualidade de Vida”, com a presença da palestrante Marizinha Coqueiro.

De acordo com a palestrante, o líder do século XXI precisa saber ouvir, ter empatia, ser justo em suas decisões, ser exemplo para os liderados, facilitador da comunicação, saber aprender, assumir responsabilidades, motivar a equipe, saber agir e ter visão estratégica.

“Só imitamos quem é exemplo. O líder deve reconhecer e valorizar os talentos dos liderados”, disse a palestrante.

A missão do líder é preparar pessoas para o sucesso do negócio. E para que a empresa ou instituição pública consiga alcançar o sucesso é preciso ir além da busca pelo lucro em si. “É necessário se preocupar com a qualidade de vida do servidor, pois quem trabalha feliz, sente satisfação no lugar em que está e acaba produzindo mais. É preciso pensar nas ações e procedimentos que melhorem as condições físicas, mentais e sociais no trabalho.”

Por fim, Marizinha destaca a importância das condutas no ambiente de trabalho. “É preciso mais condutas ‘S’ e menos condutas ‘R’. As condutas ‘S’ são serenidade, sono, sabedoria, sorriso, silêncio, sabor, e geram atitudes ‘A’: ânimo, amor, amizade, apreço, aproximação. Já as condutas ‘R’ são focadas em ressentimento, raiva, rancor, resistência, repressão, que geram as atitudes ‘D’: desânimo, depressão, desespero, desolação.”

“Cada conduta libera um tipo de hormônio no organismo. Condutas “R” liberam serotonina, o hormônio do bom humor, já as condutas “D” produzem o cortisol, o hormônio do stress. Em resumo, a vida precisa mais de serotonina do que cortisol. O bom humor é a chave para a qualidade de vida”.