Rede Cegonha reduziu número de cesarianas para 29% em Nova Venécia

rede_cegonha_001Com o trabalho desenvolvido pela Rede Cegonha em Nova Venécia, a taxa de cesariana, que em 2011, era de 56,7%, hoje é de apenas 29%. No Brasil, mais de 50% dos partos realizados são cesarianas, contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que preconiza um percentual de até 15% de partos cirúrgicos.

Implantada em 2012, em Nova Venécia, a Rede Cegonha consiste em dar assistência humanizada no parto, tornando o momento de dar à luz mais agradável para mãe e bebê. O objetivo do projeto é humanizar o atendimento e reduzir os óbitos maternos e infantis, com assistência no pré e no pós-parto.

A Rede Cegonha do Hospital São Camilo trabalha com métodos não farmacológicos na contenção da dor com banhos mornos; do contato imediato pele a pele (mãe/bebê) e o aleitamento materno na primeira hora de vida, aumentando o vínculo entre mãe e filho; com direito a acompanhante de livre escolha da mãe no período de internação; educação permanente em boas práticas de atenção obstétrica; e acolhimento das mães com triagem e  classificação de risco.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que tem por finalidade destacar a importância da saúde materno-infantil. São quatros componentes da rede cegonha: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança; e sistema logístico (transporte sanitário e regulação).