Nova Venécia supera meta nacional e vacina 93% da população contra a gripe

Mais de oito mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Nova Venécia na campanha nacional de vacinação ocorrida no mês passado. O número corresponde a 93% do público-alvo da campanha, que no total, soma uma população no município de 9.402 habitantes.

O município superou a meta nacional, que era de vacinar pelo menos 80% do público-alvo. Em todo o Espírito Santo o percentual de pessoas vacinadas chegou a 84,82%.

O público alvo da campanha foram crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres no período até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, indivíduos com 60 anos ou mais e pessoas portadoras de doenças crônicas.

A campanha de vacinação foi até o dia 22 de maio e direcionada ao público mais vulnerável ao vírus influenza dos tipos H1N1 e H3N2. A vacina previne contra o vírus da influenza que é uma infecção viral aguda de elevada transmissibilidade que afeta o sistema respiratório, podendo levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco.

A contaminação acontece por meio das secreções das vias respiratórias eliminadas por pessoas infectadas ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos ou objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos e nariz).