Secretaria de Agricultura adquire novos equipamentos para medir qualidade da água em criadouros de peixes

DSC_0014_1A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Nova Venécia adquiriu, por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, equipamentos para a realização da medição do ph nas águas de represas e rios. A utilização da tecnologia é de importância vital para os produtores de peixes de Nova Venécia.

Além do ph, o aparelho consegue identificar a quantidade de oxigênio disponível, temperatura e as características físicas da água. Para que a atividade de piscicultura se desenvolva plenamente, é necessário que o ph da água esteja entre 6,5 e 9. Se o ph estiver muito baixo ou elevado, a produção de peixes será prejudicada. Um ph adequado traz economia, otimização da produção, melhora da qualidade e quantidade dos peixes.

Quando o ph está baixo ou elevado, existe um trabalho técnico de correção com a utilização de calcário. Nos rios, esse recurso não é utilizado, por ser uma área hidrográfica grande e de pouco controle. Geralmente, os rios já possuem uma acidez na água entre 6,5 e 9, o que é bem adequado para a criação de peixes.

Atualmente a Secretaria Municipal de Agricultura realiza a capacitação técnica na atividade de piscicultura para 15 produtores. Nova Venécia tem mais de 60 criadores, a maioria, produzindo tilápia. O produto é comercializado no mercado interno. Quem quiser obter mais informações sobre o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura na área de piscicultura, é só ligar para o telefone 3752-9037.