Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Proprietários apostam na piscicultura como fonte de renda

A Secretaria Municipal de Agricultura mantém parceria com o Sebrae para capacitar e profissionalizar os produtores de peixes de Nova Venécia. Atualmente, a secretaria realiza a capacitação técnica na atividade de piscicultura para 15 produtores cadastrados na Associação de Agricultores de Nova Venécia (AAQUINOVE). O município tem mais de 60 criadores, a maioria, produzindo tilápia.

“Estamos trabalhando em todas as áreas da nossa administração, focados também em investimentos no setor rural. Sabemos que o desenvolvimento das atividades econômicas do nosso município também passa pela atividade do campo, e especialmente pela agricultura de cunho familiar. Investir na piscicultura é sem sombra de dúvidas, a garantia de melhores condições de  renda familiar dos nossos produtores rurais”, disse Barrigueira.

Na propriedade de Leandro Salvador e Juliana Costalonga, localizada no Córrego da Água Preta, há oito tanques com peixes das espécies tilápia, carpa húngara, carpa cabeção, pintado, pirarucu, grumatã, tambaqui, tambacu, pacu, carpa capim e piau sul. A alimentação dos peixes é feita com ração, mandioca e outros tipos de folhas. Além de peixes adultos para consumo, a propriedade também vende peixes juvenis para outros criadores do município.

“No começo o investimento é alto porque temos gastos com comida, construção dos tanques, redes e tapagem para proteger os filhotes da predação de aves, mas enxergamos na piscicultura um mercado promissor e uma outra fonte de renda para nós”, disse Juliana.

Investindo no mercado de peixes há três anos, os proprietários receberam apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Sebrae. Por meio desses parceiros, foi realizado um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Implantação de Projeto. No documento, foi feito um relatório sobre impacto ambiental, ph da água, temperatura, turbidez, entre outros aspectos que devem ser levados em conta por aqueles que desejam obter uma fonte de renda através da piscicultura.

No Assentamento Rodeio, o proprietário Reginaldo Delabella só trabalha com tilápias. A espécie, originária da África, ganhou o paladar dos brasileiros por ter uma carne leve e saborosa. “Hoje, a tilápia se tornou também uma fonte de renda para minha família. Procuramos sempre manter uma cultura diversificada, com plantio de cacau, café e há quatro anos trabalhamos com a tilápia”.

A maior parte da produção de peixes em Nova Venécia é comercializada no mercado interno. Quem quiser obter mais informações sobre o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Sebrae na área de piscicultura, é só ligar para o telefone 3752-9037.

piscicultura_site004

piscicultura_site003

piscicultura_site002

piscicultura_site001