Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Iolanda é o primeiro bairro a receber o projeto “Adote uma Árvore”

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Venécia iniciou no sábado, 27, o projeto “Adote uma Árvore”. O objetivo é aumentar a cobertura vegetal na área urbana e contribuir para a purificação do ar, aumentar a área de sombreamento e melhorar a sensação térmica na cidade.

A primeira comunidade contemplada foi o bairro Iolanda. Cerca de 30 mudas de espécies de árvores exóticas e nativas da Mata Atlântica foram plantadas no bairro, como ninho, cybipiruna, falso-chorão ipês amarelo, rosa e roxo, ingaê, oiti, unha de vaca, mimoso, pau-brasil falso, pau-brasil verdadeiro, pau-ferro, quaresmeira, palmeira, mamila e jacarandá-mimoso.

A comunidade do bairro Iolanda participou ativamente do projeto. Além das espécies para plantio, a Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou também grade de proteção para as mudas.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a Faculdade Multivix, a Organização Não-Governamental Voluntários do Bem e a Rádio Nova Onda.

Antes do plantio, foi feito um cadastro prévio dos moradores do bairro Iolanda, com interesse em adotar uma árvore. A meta do projeto é a cada mês alcançar um bairro, chegando até o município todo. A próxima comunidade a receber o projeto será Dom José Dalvit. Os moradores interessados em adotar uma árvore no bairro podem ligar para o telefone 3772-5134 ou procurar a comunidade católica local, que também está auxiliando na divulgação do projeto no bairro.

Com o projeto, a comunidade veneciana colabora na luta por um ambiente mais saudável e equilibrado. Se cadastrar no projeto é fácil: basta ligar para a Secretaria de Meio Ambiente, deixar nome, endereço e telefone. Com o cadastro realizado, uma equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Multivix ou da ONG Voluntários do Bem irão realizar uma visita técnica no local para análise e indicação dos procedimentos técnicos mais adequados para cada plantio em particular.

Importante frisar que o morador que adotar uma árvore em frente ou no quintal de sua residência se compromete através de um termo de responsabilidade ambiental a cuidar e a regar a muda periodicamente, até que a planta tenha condições de se desenvolver de forma independente.

plante_arvore_site002