Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Rede pública de saúde vai oferecer vitamina A em forma de vacina para as crianças

O lançamento do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A em Nova Venécia será na quinta-feira, 09, às 8h, na Unidade de Saúde da Família, bairro Rúbia.

O público-alvo do programa são as crianças de 6 a 59 meses do município, e tem caráter preventivo. A vitamina A é essencial às funções ligadas ao sistema visual, crescimento e sistema imunológico, reduzindo a mortalidade infantil, diarreia e cegueira noturna.

Para fazer parte do programa, os pais devem ir até o posto de saúde mais próximo, levando a caderneta de saúde da criança. A vacina é dada em forma de gotinha e deve ser tomada de seis em seis meses.

Para estimular a ingestão natural dessa importante vitamina, a equipe do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Venécia vai realizar palestras educativas para os pais. A vitamina A é encontrada em alimentos simples, de cor amarelada e verde, como a cenoura, abóbora, alface e couve. Outra fonte importante de vitamina A é o leite materno.