167 militares participaram do Desfile Cívico

Com o tema, “Nova Venécia, Construindo a Cidadania”, a Prefeitura Municipal realizou nesta segunda-feira, 07 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, o desfile cívico da cidade. Cerca de dez mil pessoas estiveram presentes no evento.

Ao todo, 167 militares participaram do desfile, 140 do 2º Batalhão da Polícia Militar de Nova Venécia, e 27 militares da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros.

Além do desfile tradicional com os militares, a Polícia Militar apresentou as seis viaturas do Grupo de Ações Operacionais (GAO), uma patrulha rural, duas radiopatrulhas, uma viatura do Programa de Erradicação das Drogas (Proerd), quatro motocicletas, seis bicicletas e pelotões durante o evento.

Já o Corpo de Bombeiros, desfilou com nove viaturas com as crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e filhos dos militares e uma viatura de mergulho autônomo. À frente dos carros, três militares da brigada de combate a incêndios, salvamento em altura e busca e salvamento com cão.

Um dos momentos mais empolgantes do desfile foi a apresentação de atividade técnico-profissional próximo à prefeitura em homenagem a bandeira do Brasil.  Os militares demonstraram coragem e perícia na execução do trabalho.

O desfile cívico é uma realização da Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Estudantes de toda a rede municipal de ensino, entidades de proteção à criança e adolescente, secretarias municipais, instituições ligadas ao meio ambiente e educação, associações rurais, representantes das mais diversas culturas que formaram a população de Nova Venécia, setores ligados à área da saúde, às novas tecnologias da informação e comunicação, o turismo, e militares da cidade participarão do desfile.

O desfile cívico sempre foi uma tradição em Nova Venécia, mas há quase uma década não era mais realizado. O evento deste ano é um resgate da cultura do município e terá a participação especial da Lira Municipal Mateus Toscano e da banda marcial veneciana. Ao todo, o evento reuniu mais de 3.500 participantes.