Programa Reflorestar vai recuperar áreas ambientais

Nesta quarta-feira, 14, 33 produtores rurais assinaram o contrato com o Programa Reflorestar, no Cerimonial D’Venezia. Eles serão responsáveis por cuidar de áreas degradadas em suas propriedades. Os proprietários receberão apoio técnico e financeiro para a recuperação florestal.

O Projeto Reflorestar é uma parceria entre o governo estadual e municípios. Em Nova Venécia, o projeto será levado para mais de 30 propriedades rurais localizadas em diversos pontos do município. Incaper, Idaf e Secretaria Municipal de Meio Ambiente serão os órgãos responsáveis para dar suporte aos produtores rurais.

“O Programa Reflorestar tem várias modalidades e chega em um momento oportuno diante de um quadro de seca severa. O proprietário recebe recurso financeiro para fazer a implantação do projeto por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Theomir Bassetti Filho.

O produtor rural José Carlos Volmont foi um dos beneficiados dentro do Programa Reflorestar e vai recompor 2,23 hectares em sua propriedade com vegetação nativa: “Temos que conservar a Mata Atlântica, recuperar as nascentes degradadas e proteger as remanescentes. É hora do povo acordar e reflorestar nossa terra para que não falte mais água”.