Nova Venécia comemora o Dia Mundial do Pão

sindipaes_interna

Nesta quinta-feira, 15 de outubro, começam as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro, no Norte do Espírito Santo. Neste dia, moradores de Nova Venécia poderão trocar garrafas pet e óleo de cozinha usado por pães, entre 8h e 12h, na Praça Jones dos Santos Neves, no Centro. O material recolhido será entregue a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Venécia (ACAMARER).

A ação é coordenada pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães) e pelo Sebrae-ES.

O foco da campanha deste ano também engloba a escassez dos recursos hídricos. Devido a seca histórica vivenciada em Nova Venécia, moradores que trouxeram as duas últimas contas de água demonstrando que conseguiram economizar, ganharam um pacote com pães.

Na sexta-feira, 16 de outubro, é vez de Ecoporanga receber a ação; e no sábado, 17 de outubro, as atividades chegam em Linhares, Barra de São Francisco e São Gabriel da Palha. Na ocasião, a população poderá trocar duas garrafas pet ou um litro de óleo de cozinha usado por um pão. O principal objetivo da ação é conscientizar os consumidores e os empresários da panificação sobre a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável. As garrafas pet coletadas serão levadas para reciclagem em entidades e empresas parceiras do Sindicato.

Além da troca, Nova Venécia e Ecoporanga também irão receber o Circuito Sustentável do Trigo. Nesta ação, inédita, os participantes irão ser conscientizados sobre a destinação correta de resíduos ligados ao setor de alimentos e bebidas, como embalagens e óleo de cozinha. Em uma caminhada por um túnel montado no local, os visitantes irão aprender os conceitos de reduzir, reutilizar e reciclar por meio de jogos e explicações de técnicos, que também darão dicas de reutilização de materiais.

Fonte: Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães) e pelo Sebrae-ES e Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia