Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Trabalhadores da coleta seletiva participam de oficina da ADERES

catadoresNa terça-feira, 20, a equipe da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), estará em Nova Venécia para a oficina de capacitação do projeto “Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo”, cujo tema será: “Economia Solidária e Mobilização Social e Valorização do Produto”. A oficina será direcionada para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMARER), e acontece a partir das 13h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Rua Ibiraçu, nº 26, bairro Margareth.

O objetivo da capacitação é promover a inclusão social e produtiva de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, e o fortalecimento coletivo dos associados, buscando assim, a emancipação financeira e a sustentabilidade. A oficina abordará outros tópicos importantes, como: coleta seletiva, educação ambiental, logística reversa e economia solidária.

A coleta seletiva em Nova Venécia começou em março deste ano. O trabalho de seleção dos materiais recicláveis é realizado por 18 trabalhadores da ACAMARER no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, que foi reformado em fevereiro. Nas mãos dos catadores, o material recolhido gera renda e sustentabilidade ambiental, retirando da natureza, toneladas de resíduos que demorariam séculos para se decompor, além de diminuir o consumo de matéria-prima para a fabricação de novos produtos.