Trabalhadores da coleta seletiva participam de oficina da ADERES

Aderes_internaA equipe da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), está em Nova Venécia nesta terça-feira, 20, para a oficina de capacitação do projeto “Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo”, cujo tema será: “Economia Solidária e Mobilização Social e Valorização do Produto”. A oficina será direcionada para os trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMARER).

O objetivo da capacitação é promover a inclusão social e produtiva de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, e o fortalecimento coletivo dos associados, buscando assim, a emancipação financeira e a sustentabilidade. A oficina abordará outros tópicos importantes, como: coleta seletiva, educação ambiental, logística reversa e economia solidária.

“Nosso objetivo é organizar os catadores de materiais recicláveis por meio da capacitação para que possam aprimorar os trabalhos, gerando renda por meio da comercialização dos produtos. Posteriormente, iremos agendar uma visita às empresas recicladoras para que os associados vejam de perto a importância do seu trabalho para a sociedade e o meio ambiente”, destaca a presidente da Aderes, Lúcia Dornellas.

A presidente da ACAMARER, Joanita Santana, destaca a importância da oficina: “Vamos aprender mais e trazer muitos benefícios para a nossa associação, melhorando assim, o nosso trabalho”.

A coleta seletiva em Nova Venécia começou em março deste ano. O trabalho de seleção dos materiais recicláveis é realizado por 18 trabalhadores da ACAMARER no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, que foi reformado em fevereiro. Nas mãos dos catadores, o material recolhido gera renda e sustentabilidade ambiental, retirando da natureza, toneladas de resíduos que demorariam séculos para se decompor, além de diminuir o consumo de matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Venécia