Nova Venécia comemora queda acentuada nos casos de dengue

A cerimônia de encerramento do projeto ‘Não dê asas ao mosquito’,marcada para a noite desta sexta-feira, 6, na Praça do Granito, durante a Feirarte, tem tudo para ser festiva, uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde acaba de divulgar uma redução acentuada nos casos de dengue do município, nos cinco primeiros meses deste ano.

De janeiro a maio foram notificados 96 casos, sendo 17 confirmados. No mesmo período do ano passado, 583 notificações e 248 casos da doença.

“Esses bons números são resultado de muita dedicação de toda equipe responsável pelo combate da dengue que está sempre atenta. O encerramento do projeto nesta sexta-feira e na verdade,apenas simbólico, já que o trabalho continua”, disse o coordenador da Vigilância em Saúde, Felipe Barbosa dos Santos.

Colocado em prática em março deste ano, o projeto “Não dê asas ao mosquito”, apelou para a conscientização entre os moradores da cidade sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedys egiptes. A campanha se estendeu às escolas, utilizando cada aluno como propagador em casa das recomendações recebidas em sala de aula.

E para animar a garotada a participar da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um concurso de confecção de cartazes e de folders, cuja premiação acontecerá nesta sexta-feira, durante a Feirarte..

Nesses três meses de projeto, foram organizados mutirões de limpeza em áreas onde havia incidência de focos do mosquito, palestras nas escolas, caminhadas de conscientização sobre a dengue e um intenso trabalho de campo dos agentes de saúde, por meio de visita domiciliar.

O projeto envolveu várias secretarias do município: Saúde, Obras, Educação, Cultura e a Cesan. O comércio da cidade também deu apoio, por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paganoto Papelaria, Multivix, Sicoob Taglia-Ferre & Cia, Veneza e Zanoti Café.

“Toda esse rede de parceria se transformou numa imensa mobilização da sociedade veneciana que, ao lado da eficiência de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, Gleykson Barbosa dos Santos, culminou nesse resultado expressivo na redução dos casos de dengue. Aliás, Nova Venécia, está sendo considerada modelo no combate à doença”, frisou o Secretário Municipal de Saúde, lembrando que o trabalho preventivo continua intenso. “Não podemos nos descuidar, mesmo porque nos municípios vizinhos e doença não dá trégua”, pontuou.

Foto 01 - Com intenso trabalho de conscientização, Nova Venécia conseguiu reduzir os casos de dengue