Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Estudantes da EMEF veneciano participam de Oficina de Matemática

veneciano_internaCerca de 140 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Veneciano (EMEF), participaram na manhã desta quinta-feira (29) de uma Oficina de Matemática. De acordo com a professora e idealizadora do projeto, Ivete Soares, por meio de trabalhos como Desafio Lógico, quebra-cabeça, entre outras atividades, o aluno tem a oportunidade de desenvolver capacidades essenciais à sua vida.

“Essa ideia surgiu a partir da necessidade de facilitar a matemática para eles. Geralmente, o aluno tem a matemática como bicho de sete cabeças, então, muitos vêm com defasagens para as séries finais do ensino fundamental, e devido esses problemas, convidei um colega na época para realizar um dia de jogos de raciocínio lógico para desmistificar essa ideia de que a matemática é difícil, não é para mim. O objetivo é mostrar para eles que a matemática é para todos", disse a professora.

Para a estudante do 9º ano, Isabela Romero Rocha, 14 anos, a oficina é uma ótima ferramenta para o aprendizado. “É bom porque além de mostrar que a matemática não é um bicho de sete cabeças, ela incentiva a gente a gostar dos números e você consegue aprender brincando. Amo matemática, para mim é tudo”, afirma a aluna.

“É um dos projetos contemplados em nosso plano pedagógico e a grande essência é que os professores de matemática trabalham os temas com os alunos e esses temas são transformados em ações que posteriormente são desenvolvidas em forma de jogos lógicos matemáticos que estimulam o pensamento individual, a criatividade e a capacidade do aluno de forma que ele compreenda os conceitos da matemática, por meio da ludicidade. Além disso, promove uma grande interação”, disse a diretora Aleidiane Salvador.