Alta procura pelo cartão SUS faz Secretaria de Saúde aumentar número de atendentes

O cidadão veneciano que ainda não se recadastrou para receber o Cartão Nacional de Saúde, agora terá mais comodidade para retirar o documento. É que desde o inicio desta semana, por determinação do Prefeito Mário Sérgio Lubiana, o Barrigueira, mais dois atendentes se juntaram aos três existentes no Centro de Saúde com objetivo de ampliar o atendimento.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que não retiraram o cartão podem procurar o Centro de Saúde das 7 às 17 horas, sem interrupção no atendimento. O cidadão deve levar C.P.F., comprovante de residência, certidão de casamento, carteira de trabalho, Identidade, número do celular e não deixar de devolver o cartão antigo.

Ao chegar no local, o usuário recebe uma senha e aguarda sua vez. Pela manhã são distribuídas 35 para moradores da zona rural e 35 para residentes na cidade, sendo que cada cidadão têm o direito de fazer mais quatro recadastramentos de pessoas diferentes. Há ainda senhas preferenciais para idosos, deficientes físicos e gestantes. Na parte da tarde, o mesmo esquema se repete.

Essa corrida pelo Cartão Nacional da Saúde se justifica porque todo o sistema SUS só fará qualquer atendimento apenas para quem apresentar esse documento, exigência que passou a ser feita com a implantação do Sistema de Informações em Saúde (SIS).

Na sala de atendimento do Centro de Saúde, a movimentação tem sido intensa. Só no mês passado, foram recadastrados e distribuídos 7.524 cartões, de acordo com o relatório de produção exibido pela atendente Rosiana Maria de Paula, que ainda não tem previsão de quando vai acabar o atendimento aos cerca de 47 mil cidadãos venecianos.

O Secretário Municipal de Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, pede um pouco de paciência à população, garantindo que o trabalho está avançando. “Fomos surpreendidos com a decisão do Governo Federal e tivemos pouco tempo para solucionar o problema. A dificuldade é só de momento, já que essas medidas facilitarão e muito o atendimento médico à população”, concluiu.

FOTO: A procura pelo Cartão Nacional de Saúde tem sido intensa no Centro de Saúde de Nova Venécia