Caminhada da Campanha “Novembro Azul” reúne dezenas de pessoas

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 20, a caminhada da Campanha “Novembro Azul”. A caminhada começou no Ginásio de Esportes e terminou em frente ao saguão da prefeitura.

Após a caminhada, os participantes foram convidados para uma palestra na Câmara Municipal abordando o tema da campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. O objetivo é orientar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença.

Além do câncer de pele, o de próstata é o câncer mais comum em homens. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2014/2015, são de cerca de 68.800 novos casos por ano. O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis em cada dez casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.  Estatisticamente, um homem em cada 36 morrerá de câncer de próstata.

A população veneciana possui 22% de homens acima de 50 anos (Faixa etária de risco).

Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata: o câncer de próstata em estágio inicial geralmente não causa sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns, por exemplo:

• Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Impotência.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite.
  • Sangue no líquido seminal.
  • Dor ou ardor durante a micção.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
  • Perda do controle da bexiga ou intestino devido à pressão do tumor sobre a medula espinhal.