Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Pesquisa sobre o diagnóstico de Mobilidade Urbana começa nesta segunda, 16

Começou nesta segunda-feira, 16, a pesquisa de diagnóstico do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Estagiários do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão em diversos pontos abordando os transeuntes da cidade. A Prefeitura de Nova Venécia solicita à população que colabore com as equipes de pesquisa, pois as informações repassadas serão muito importantes para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

As equipes estão em diversos pontos da cidade: saguão da Prefeitura de Nova Venécia, Praça do Imigrante, Centro Regional de Saúde, padaria Gasparini do bairro Rubia, Avenida Vitória (em frente ao Banco do Brasil), rodoviária, Avenida São Mateus (em frente à Ciretran), Padaria Salute, Padaria Barolo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Supermercados Economia, no bairro Filomena.

A prefeitura contratou 15 alunos do Ifes como estagiários para executarem o projeto de pesquisa de mobilidade urbana com transeuntes e funcionários em seus locais de trabalho. A ideia é saber quando e como as pessoas se deslocam pelo município. Para isso, serão entrevistados seis mil moradores da cidade para uma amostragem estatística.

O diagnóstico faz parte da criação do Plano de Mobilidade Urbana. Um planejamento de mobilidade urbana exige inicialmente informações para se antecipar aos problemas e isso só pode ser feito através de um diagnóstico da cidade que esclareça de forma palpável como as pessoas fazem para se deslocar pelo centro. A partir daí, pode-se analisar que atitudes devem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A prefeitura também criou uma comissão específica para dar continuidade aos trabalhos de mobilidade urbana. Fazem parte da comissão: Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Venécia (CDL), Norte Empresarial, Detran, Secretaria de Obras da Prefeitura de Nova Venécia, Secretaria de Administração da Prefeitura de Nova Venécia, Superintendência de Trânsito da Prefeitura de Nova Venécia, 2º Batalhão de Polícia Militar, Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Nova Venécia e Coordenação de Pesquisa do Ifes.