Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Escola Francisco Secchim celebra o Dia da Consciência Negra

Cristalina_interna

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20, a EMEIEF Francisco Secchim, de Cristalino, desenvolveu várias atividades propostas sobre o tema nas últimas semanas. Uma delas, com a professora Lilian Wutke Magalhães, trabalhando a conscientização dos alunos do 1º ao 5º ano através da capoeira.

A capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno. Ela atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. O aluno, por meio de sua prática ordenada, poderá assimilar a atividade que o auxiliará tanto na parte física como nos aspectos culturais, históricos e sociais da capoeira, como referência da cultura afro-brasileira.

Outra atividade foi uma oficina, com base no tema em estudo, com o professor Alcione da Silva Serra, do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que veio compartilhar com os alunos, técnicas de pintura com terra e orientou a pintura dos quadros. Com apenas duas aulas, os estudantes desenvolveram vários trabalhos, onde muitos demonstraram grande talento para a arte.