Piscicultores fazem visita técnica sobre beneficiamento da tilápia em Linhares

Produtores de peixes de Nova Venécia realizaram no mês passado uma visita técnica na comunidade do Guaxe, na Lagoa Juparanã, e acompanharam todo o processo de beneficiamento da produção de tilápias. Ao todo, 14 produtores cadastrados pela Associação de Aquicultores de Nova Venécia (AAQUINOVE) conheceram de perto a realidade e as dificuldades da comunidade piscicultora de Linhares e agora vão levar para as suas propriedades todo o conhecimento técnico e prático do que aprenderam na visita.

tilapia_interna

A Secretaria Municipal de Agricultura mantém parceria com o Sebrae para capacitar e profissionalizar os produtores de peixes de Nova Venécia. Atualmente, a secretaria realiza a capacitação técnica na atividade de piscicultura para 15 produtores cadastrados na Associação de Agricultores de Nova Venécia (AAQUINOVE).

O município tem mais de 60 criadores, a maioria, produzindo tilápia e outras espécies de peixes, como a carpa húngara, carpa cabeção, pintado, pirarucu, grumatã, tambaqui, tambacu, pacu, carpa capim e piau sul. A alimentação dos peixes é feita com ração, mandioca e outros tipos de folhas. Além de peixes adultos para consumo, há propriedades também que vendem peixes juvenis para outros criadores do município.

Os proprietários receberam apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Sebrae. Por meio desses parceiros, foi realizado um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Implantação de Projeto. No documento, foi feito um relatório sobre impacto ambiental, ph da água, temperatura, turbidez, entre outros aspectos que devem ser levados em conta por aqueles que desejam obter uma fonte de renda através da piscicultura.

A maior parte da produção de peixes em Nova Venécia é comercializada no mercado interno. Quem quiser obter mais informações sobre o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Sebrae na área de piscicultura, é só ligar para o telefone 3752-9037.