Nova Venécia investe no setor agrícola

Construção de caixas-secas, represas, pontes, compra de equipamentos e melhoria das estradas vicinais. Essas são algumas das ações promovidas pela Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Agricultura.  agricultura_interna

Construção de caixas-secas - A equipe da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Nova Venécia construiu mais de 300 caixas-secas em toda a zona rural. As caixas-secas são escavações feitas nas margens das estradas ou nas propriedades para conter a água das chuvas, aumentar a reserva no solo e evitar a erosão e o assoreamento dos rios.

Quando há excesso de chuvas, elas contêm as águas, evitando assim, as enxurradas. Em tempos de estiagem, as caixas secas ajudam na infiltração gradativa de água no solo, favorecendo as nascentes e a vazão dos rios.

Represas - Mais de 60 represas foram construídas pela Secretaria de Agricultura de Nova Venécia em parceria com o produtor rural. Para construir uma represa, é necessário que o produtor providencie o projeto de licença ambiental ou a dispensa dele (dependendo do padrão de barragem que será construído) por um técnico particular ou pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Com o projeto aprovado, a Secretaria de Agricultura realiza o trabalho com parte do maquinário próprio e também com equipamentos do produtor rural.

Adequação de Estradas Vicinais - O Programa de Adequação de Estradas Vicinais leva mais qualidade de vida para o produtor rural. A primeira comunidade beneficiada foi a do Córrego do Poção. Com os trabalhos totalmente concluídos, 25 quilômetros do trecho que liga Serra de Cima a Poção passaram por melhorias com a abertura e alargamento de vias vicinais, construção de caixas-secas, compactação e cascalhamento das estradas, além de diminuição de curvas acentuadas.

Neste ano, a comunidade beneficiada pelo programa é o Córrego do Refrigério. O trecho a receber melhorias vai de Córrego do Refrigério ao Patrimônio do Bis. Quinze quilômetros de vias já foram readequadas. No total, serão 20 quilômetros.

Construção de bueiros, carreadores e terraplanagens no município - Mais de 80 bueiros foram construídos em todo o município pela Secretaria de Agricultura de Nova Venécia. Outro trabalho importante desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura é a terraplanagem para construção de casas dentro do Programa “Minha Casa, Minha Vida Rural” e de outros projetos existentes na área de assistência social da prefeitura. Ao todo, mais de 350 terraplanagens foram realizadas pela equipe.

Além da terraplanagem para construção de residências, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Nova Venécia presta serviços para outras secretarias com o serviço de terraplanagem para construção de escolas, creches, quadras, campos de futebol e unidades de saúde construídas pelo município.

A Prefeitura também investe na manutenção e construção de carreadores por todo o município, o que facilita o escoamento da produção.

Equipamentos Agrícolas - Vários equipamentos agrícolas foram adquiridos diretamente pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Nova Venécia: caminhão pipa, caminhão melosa, três moto-niveladoras, duas retroescavadeiras, uma caçamba-toco, um trator, uma caçamba truck, um caminhão grande arador e batedeira de cereais, um rolo-compactador, um caminhão baú isotérmico, caminhão-prancha equipado com munck (guindaste articulado), um veículo de passeio destinado aos serviços da Secretaria, e quatro caminhões de pequeno porte para as associações rurais.

O município também recebeu vários outros equipamentos por meio de emendas parlamentares, que foram entregues às associações de produtores em abril. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria Estadual de Agricultura, com recursos direcionados por emendas parlamentares estaduais e federais e de operações de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Secretaria reforma 40 pontes e vai construir mais seis - A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Nova Venécia reformou 40 pontes em diversas localidades do município, como em Patrimônio dos Grilos, Jacutinga, Santa Joana, Saúde, Poção e Luzilândia. O trabalho de manutenção das pontes do município é periódico e acontece de uma a duas vezes por ano.

O município também vai construir seis novas pontes no interior nas comunidades de Luzilândia, Santa Rosa, Córrego da Jaca, Córrego da Boa Vista (que será contemplada com duas pontes) e no Córrego da Serra.  O projeto para a construção das novas ligações já está em fase de licitação.

Neste segundo semestre, a Prefeitura reformou mais 15 pontes e construiu a barragem de Boa Vista. A construção da barragem teve seu licenciamento e projeto elaborados pela Prefeitura de Nova Venécia. A barragem vai garantir o abastecimento de água para a comunidade de Boa Vista, principalmente em épocas de grandes estiagens.

Proprietários apostam na piscicultura como fonte de renda - A Secretaria Municipal de Agricultura mantém parceria com o Sebrae para capacitar e profissionalizar os produtores de peixes de Nova Venécia. Atualmente, a secretaria realiza a capacitação técnica na atividade de piscicultura para 15 produtores cadastrados na Associação de Aquicultores de Nova Venécia (AAQUINOVE). O município tem mais de 60 criadores, a maioria, produzindo tilápia.

A maior parte da produção de peixes em Nova Venécia é comercializada no mercado interno. Quem quiser obter mais informações sobre o trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Sebrae na área de piscicultura, é só ligar para o telefone 3752-9037.