Saúde intensifica ações contra a dengue

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Vigilância Ambiental, tem reforçado suas ações no combate ao vetor da dengue, através de intensificações de visitas domiciliares, retorno de visitas a imóveis fechados, mutirões técnicos nas localidades que apresentam maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, e quando necessário, a realização do bloqueio com inseticida.

O município possui 25 agentes de saúde, que realizam visitas periódicas às residências. O trabalho de prevenção é realizado na cidade e no interior. Depois que um caso é diagnosticado, é feito o trabalho de contenção da doença com a intensificação da passagem do carro fumacê.

Nova Venécia está na 20ª colocação no ranking da dengue no Espírito Santo. De janeiro a novembro deste ano, foram contabilizados 189 casos da doença. Os números são confortáveis se comparado a 2009, quando Nova Venécia liderou um ranking nada agradável, ficando em 1º lugar em casos de dengue no Estado. O município teve mais de 3.064 casos positivos. Entretanto, analisando os números de 2014, a situação atual preocupa, já que no ano passado foram 67 casos confirmados de dengue na cidade.

Outra preocupação atual é o zika vírus. A doença tem o mesmo vetor da dengue: o mosquito Aedes Aegypti. O Brasil notificou os primeiros casos de zika vírus neste ano, no Rio Grande do Norte e na Bahia. Vários casos já foram registrados, principalmente no Nordeste. A descoberta que o zika vírus causa microcefalia em bebês em gestação assustam grávidas de todo o Brasil. Os sintomas da doença são semelhantes à dengue: com febre, dor nas articulações, dor de cabeça, dor muscular e erupções cutâneas. Por enquanto, nenhum caso de zika vírus foi registrado em Nova Venécia.

A melhor forma de se prevenir da dengue e do zika vírus é combater o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das duas doenças. Além disso, é importante que se aja comunitariamente e se converse com amigos e vizinhos sobre o tema. Por isso, todo dia é um novo momento de se combater o mosquito da dengue. É muito fácil se prevenir de doenças tão perigosas:

- Troque a água de recipientes todos os dias e lave-os uma vez por semana;

- Atenção aos ralos de banheiros pouco utilizados, pois podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito;

- Pneus e garrafas devem ficar em local coberto;

- Atenção também para caixa d’água destampada, calhas e até tampinhas de garrafa;

- Lugar de lixo é no lixo, não jogue esse tipo de material em terrenos baldios ou quintais;

- Limpe o quintal periodicamente.

A dengue é uma doença grave e pode matar. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, dores nas articulações, dor de cabeça, dor no olho, diarreia, náuseas, vômitos e pintas vermelhas. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Quem optar pelos serviços de planos de saúde, em clínicas particulares e laboratórios, deve informar ao Serviço de Vigilância Epidemiológica para que o trabalho de contenção local seja feito e, também, para que o caso seja notificado.

O cidadão pode encontrar outros esclarecimentos sobre a doença e métodos de prevenção no setor de Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde, no telefone 3752- 6873.