População se solidariza e participa da campanha de doação de sangue

A população de Nova Venécia demonstrou toda a sua solidariedade com uma grande participação das pessoas na campanha de doação de sangue realizada no último sábado, 05, na Unidade Central de Saúde, no bairro Margareth.

Ao todo, 248 pessoas procuraram a Unidade de Saúde dispostas a fazer a doação. No entanto, parte delas tiveram algum impedimento por problemas de saúde. No total, foram coletadas 102 bolsas de sangue. A próxima coleta acontece em abril de 2016. “A campanha foi muito satisfatória, a população aderiu à doação se mostrando bastante solidária”, afirmou o coordenador da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Nova Venécia, Felipe Barbosa.

Com a proximidade das festas de fim de ano, é importante aumentar os estoques de sangue, já que há um maior número de vítimas de acidentes e violência nesta época do ano, e ao mesmo tempo, uma diminuição do número de doadores regulares por conta de viagens, férias e festejos de Natal e Ano Novo.

Doar sangue é salvar vidas. Para doar sangue é necessário seguir algumas orientações: pesar mais de 50 kg; ter entre 16 (com autorização do responsável legal) e 67 anos (tendo feito sua primeira doação até os 60 anos); não estar em jejum, se almoçar, aguardar três horas para efetuar a doação; levar documento oficial de identidade; não estar gripado, com virose ou alguma infecção, cirurgias recentes, endoscopia ou procedimentos similares há menos de seis meses ou que tiver histórico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), hepatite, Doença de Chagas, HIV ou cirurgia cardíaca.

A campanha de doação de sangue é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o HEMOES, Rotary Club, Lions Club e Hospital São Marcos.