Saúde divulga datas de mutirões contra o mosquito aedes aegypti

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Venécia divulga o cronograma dos mutirões de combate ao mosquito aedes aegypti, vetor de três vírus: dengue, febre chikungunya e zika vírus. O trabalho será feito com o apoio da Secretaria de Obras e Defesa Civil e consiste na limpeza de terrenos baldios, recolhimento de entulhos e de materiais possíveis criadouros do foco do mosquito aedes aegypti. Os primeiros bairros a receberem o mutirão serão Margareth, Nossa Senhora de Fátima e Monte Castelo nos dias 28, 29 e 30 de dezembro.

A Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado suas ações no combate ao vetor da dengue, através de intensificações de visitas domiciliares, retorno de visitas a imóveis fechados, mutirões técnicos nas localidades que apresentam maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, e quando necessário, a realização do bloqueio com inseticida.

O município possui 25 agentes de saúde, que realizam visitas periódicas às residências. O trabalho de prevenção é realizado na cidade e no interior. Depois que um caso é diagnosticado, é feito o trabalho de contenção da doença com a intensificação da passagem do carro fumacê.

Além da dengue, outra preocupação atual é o zika vírus. A doença tem o mesmo vetor da dengue: o mosquito Aedes Aegypti. O Brasil notificou os primeiros casos de zika vírus neste ano, no Rio Grande do Norte e na Bahia. Vários casos já foram registrados, principalmente no Nordeste. A descoberta que o zika vírus causa microcefalia em bebês em gestação assustam grávidas de todo o Brasil. Os sintomas da doença são semelhantes à dengue: com febre, dor nas articulações, dor de cabeça, dor muscular e erupções cutâneas. Por enquanto, nenhum caso de zika vírus foi registrado em Nova Venécia.

Confira a programação completa dos mutirões:

Dias: 28, 29 e 30/12/2015

Bairro: Margareth, Nossa Senhora de Fátima e Monte Castelo

ACE: Eliminação dos Criadouros e Focos

SECRETARIA DE OBRAS: Limpeza de terrenos baldios, Recolhimento de Entulhos e matérias de possíveis criadouros de Foco de mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

DEFESA CIVIL: Divulgação sonora aos moradores com sua viatura, através do radio de alerta.

Dias: 06 e 07/01/2016

Bairro: Filomena, Municipal I e Santa Luzia