Mutirão contra o aedes aegypti nos bairros Altoé e Dom José Dalvit

Os bairros Altoé e Dom José Dalvit serão os próximos a receberem o  mutirão contra o aedes aegypti nos dias 19 e 20 de janeiro.  O mosquito é vetor de três doenças graves: a dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O mutirãoserá feito pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Obras e Defesa Civil da Prefeitura de Nova Venécia e consiste na limpeza de terrenos baldios, recolhimento de entulhos e de materiais possíveis criadouros do foco do mosquito aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado suas ações no combate ao vetor da dengue, através de intensificações de visitas domiciliares, retorno de visitas a imóveis fechados, mutirões técnicos nas localidades que apresentam maior índice de infestação do mosquito aedes aegypti, e quando necessário, a realização do bloqueio com inseticida.

O município possui 25 agentes de saúde, que realizam visitas periódicas às residências. O trabalho de prevenção é realizado na cidade e no interior. Depois que um caso é diagnosticado, é feito o trabalho de contenção da doença com a intensificação da passagem do carro fumacê.

Além da dengue, outra preocupação atual é o zika vírus. A doença tem o mesmo vetor da dengue: o mosquito Aedes Aegypti. O Brasil notificou os primeiros casos de zika vírus neste ano, no Rio Grande do Norte e na Bahia. Vários casos já foram registrados, principalmente no Nordeste. A descoberta que o zika vírus causa microcefalia em bebês em gestação assustam grávidas de todo o Brasil. Os sintomas da doença são semelhantes à dengue: com febre, dor nas articulações, dor de cabeça, dor muscular e erupções cutâneas. Por enquanto, nenhum caso de zika vírus foi registrado em Nova Venécia.

Confira a programação dos mutirões para janeiro:

Dias: 19 e 20/01/2016

Bairro: Altoé e Dom José Dalvit

ACS: Trabalho Educativo e Orientação

ACE: Eliminação dos Criadouros e Focos

SECRETARIA DE OBRAS: Limpeza de terrenos baldios, Recolhimento de Entulhos e matérias de possíveis criadouros de Foco de mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

DEFESA CIVIL: Divulgação sonora aos moradores com sua viatura, através do radio de alerta.

Dias: 27, 28 e 29/01/2016

Bairro: Rua Colatina