Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Núcleo de Atendimento ao Contribuinte atende população rural de Guararema e de cidades vizinhas

Com o intuito de facilitar a vida dos produtores rurais, a Prefeitura de Nova Venécia mantém em funcionamento, há mais de 15 anos, no Distrito de Guararema, o Núcleo de Atendimento ao Contribuinte – NAC. No local, são emitidas Notas Fiscais e vistos no Bloco do Produtor, além do recebimento e distribuição das correspondências dos Correios. 

Atendendo a uma reinvindicação  do produtor rural, a prefeitura firmou, em 2014, convênio com o IDAF, para levar o serviço de comprovação de vacinação do rebanho e emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA. O município cedeu espaço físico com água, energia, telefone e internet, e uma funcionária para atender os produtores da região. Em contrapartida o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES – IDAF disponibilizou computador, impressora e capacitação para a servidora. 

A comprovação de vacinação do rebanho é obrigatória por lei e fundamental para a prevenção da doença dos animais. Da mesma forma, a Guia de Trânsito Animal é o documento oficial e obrigatório que autoriza o trânsito intra e interestadual de animais destinados à cria, engorda, reprodução, abate e participação em eventos. A movimentação de bovinos, bufalinos, suídeos, ovinos, caprinos, equídeos, aves e outros animais domésticos, ornamentais ou domesticados com finalidade comercial ou não, no território do Espírito Santo, só é permitida mediante apresentação da GTA.

“O trabalho desenvolvido aqui é de fundamental importância não só para os produtores rurais, mas também para a população local”, afirma a coordenadora especial do NAC, Valéria Vergínia dos Santos.

 Jacinto Rolim é produtor de gado e café. Por meio dos serviços disponibilizados pelo NAC de Guararema, ele consegue emitir a GTA e a Nota Fiscal sem a necessidade de se deslocar ao centro de Nova Venécia: “O local é muito importante, pois desburocratizou o sistema e facilitou a logística de acesso aos serviços fiscais não só para quem mora em Guararema, como também para produtores rurais de Barra de São Francisco e Águia Branca, que moram nas áreas de limites do município. Para eles é bem mais perto vir até Guararema do que ir para os centros dessas cidades”. 

Morador de Água Limpa, Roberto Barelli Marques é outro produtor rural que se beneficia com o NAC de Guararema: “Aqui é muito bom, fica mais perto, mais fácil para a gente, não perdemos tempo com grandes deslocamentos. Da minha casa ate o centro de Nova Venécia são 45 Km, mas até Guararema são apenas 10 Km. Isso facilita muito a nossa vida, fora que o atendimento é excelente”, destacou. 

A oferta desses serviços no NAC de Guararema facilitou a vida dos produtores que já não precisam percorrer em média 50 km até a sede do município para realizar tais serviços. Hoje o produtor tem os serviços perto da casa dele. Ele economiza tempo e dinheiro. Essa ação é a valorização da comunidade e o reconhecimento do Governo Municipal com o produtor rural.