Fique atento aos dias da coleta seletiva em seu bairro

Implantada em março de 2015, a coleta seletiva em Nova Venécia tem avançado com o trabalho realizado pelo município e a sociedade. Em média, são separados de 10 a 15 toneladas de lixo seco por mês no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos.

Materiais como papéis, garrafas PET e plásticos deixam de poluir a natureza e se tornam renda para famílias da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamarer) que operam no Centro de Triagem. Mas o trabalho ainda precisa de uma adesão maior da população veneciana. Se todas as famílias se habituassem a separar o lixo seco do úmido e o descartassem no dia correto, a quantidade de material reciclável separado aumentaria para 50 toneladas por mês.

Para conscientizar a população, a Secretaria Municipal de Obras vai realizar a partir de fevereiro uma campanha porta-a-porta, enfatizando para os moradores a importância socioambiental da coleta seletiva. Uma simples mudança de hábito do cidadão protege a natureza, gera renda para dezenas de pessoas e diminui a pressão por matéria-prima no ambiente, pois a reciclagem garante a reutilização desses materiais pela indústria.

Anote aí os dias de coleta do lixo seco em seu bairro:

SEGUNDA-FEIRA: Margareth, Iolanda, Municipal II, Parque das Flores, Diadema, Monte Castelo, Beira Rio, Bethânia, Nossa Senhora de Fátima;

TERÇA-FEIRA: Filomena, Municipal I, Santa Luzia, Centro;

QUARTA-FEIRA: Ascenção, Cohab, São Francisco (próximo à ambulância), São Francisco (Multivix), Rúbia, Dom José Dalvit, Altoé;

QUINTA-FEIRA: Bonfim e parte do Centro, Córrego da Serra, Rua Colatina, Bela Vista, São Cristóvão, Polo Industrial I, Polo Industrial II;

SEXTA-FEIRA: São Francisco (lado esquerdo), Padre Gianne, Coqueiral, Aeroporto, Aeroporto Municipal;

SÁBADO: Reforço parte comercial e Centro.

“Precisamos do apoio de vocês para ajudar o meio ambiente e a nossa associação, pois o seu lixo, pelas mãos dos catadores, transforma-se em geração de renda para as nossas famílias. Graças à prefeitura, hoje trabalhamos em um local humanizado, com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), com uniforme, proporcionando dignidade ao nosso trabalho”, disse a presidente da Acamarer, Joanita Santana.

Lixo Reciclável (seco):

Vidros - Garrafas, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e produtos alimentícios, cacos de qualquer um dos itens acima citados.

Plástico – garrafas, tampas, embalagens de higiene e limpeza, garrafas PET, CD e DVD, tubos vazios de creme dental e utensílios plásticos como canetas e escovas de dente.

Papel – envelopes, cartões e cartolinas, cadernos, papéis de embrulho limpos e papéis impressos em geral, como jornais e revistas.

Metal – lata e papel de alumínio, talheres de aço, embalagens limpas de marmita de alumínio, panelas, fios, geladeiras, pregos e parafusos.

Lixo Úmido:é todo tipo de material que não pode ser reciclado, como produtos orgânicos, papel higiênico, fraldas e absorventes descartáveis, lenços sujos, guardanapos usados, entre outros.