Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Sítio Sonho Realizado preserva meio ambiente por meio de produção sustentável

sitio_internaSituado no Assentamento Córrego Alegre, o Sítio Sonho Realizado produz alimentos orgânicos desde 2009, dentro de uma visão ambientalmente sustentável. Hortifrutigranjeiros são produzidos de forma natural sem utilização de inseticidas e adubos sintéticos.

Para conter as pragas na horta, por exemplo, nada de defensivos sintéticos. O proprietário Elizeu Falcão usa os recursos da natureza. Para combater lagartas, pulgões e outros insetos que adoram folhas, é usado folha de mamona, leite e urina de vaca, que são repelentes naturais. Aliás, a urina dos bovinos possui ureia, que também é aproveitada para o enriquecimento do solo. Além disso, palhas de café e restos de comidas são usados como compostos para adubo orgânico. As galinhas da propriedade também são alimentadas de forma natural, com verduras e aipim.

A produção garante a subsistência da família e ainda se transforma em geração de renda, com a venda de parte dos produtos para a Associação Agrovida, na feira de produtos orgânicos do município.

Utilizando como matéria-prima apenas casca de coco, a propriedade também se destaca pelo artesanato local. Nas mãos da proprietária e artesã, Lucilene Falcão,  o material rudimentar se transforma em passarinhos e flores decorativos, que alegram qualquer ambiente.

A propriedade tem 8,6 hectares, sendo que metade é ocupada por floresta nativa, tornando-se referência em todo o município. Graças ao trabalho realizado, o sítio recebe visitas de estrangeiros, estudantes locais e de órgãos ambientais, onde é feito um trabalho de turismo pedagógico.

A preocupação socioambiental rendeu à propriedade o Selo OCS, concedido pelo Ministério da Agricultura para propriedades que utilizam ideias simples e ao mesmo tempo inovadoras na produção, levando-se em conta o aspecto ambiental.