Plano Anual de Compras da Prefeitura de Nova Venécia

PLANO ANUAL DE COMPRAS

A articulação do poder de compra é um elemento fundamental para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do município. A Prefeitura de Nova Venécia tem buscado o desenvolvimento de políticas, processos e ferramentas que promovam o uso dos recursos públicos com máxima eficiência e estimule a participação das Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI) nas compras e licitações.

Uma dessas ações foi viabilizar um projeto de Compras Governamentais que atenda às necessidades do município, por meio do Plano Anual de Compras, prevendo os itens e serviços que serão adquiridos no decorrer do ano e dando publicidade dos mesmos. A vantagem do anúncio antecipado é que as micro e pequenas empresas poderão se preparar previamente para processos de licitação e outras formas de aquisição.

A elaboração do Plano Anual de Compras faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Nova Venécia em parceria com o Sebrae-ES. Desde setembro de 2015 o município vem sendo assessorado pela consultora Charlene Brunhara que vem capacitando e orientado os servidores que participam do processo de compra no município.

A consultora Charlene Brunhara, destaca que oPlanejamento Anual de Compras é um processo de identificação das necessidades na aquisição de bens e contratação de serviços que a Prefeitura fará durante o ano, por meio das Licitações Públicas. Ele permite que a prefeitura reflita e padronize suas necessidades e também possibilita que o empresário se prepare adequadamente para fornecer para o poder público. Desta maneira, a Prefeitura amplia e estimula o acesso ao mercado para as empresas locais, impulsionando a economia municipal.

Com isso, todos ganham! As empresas têm a possibilidade de fornecer para um comprador com grande capacidade financeira e volume de aquisições e a Prefeitura recolherá, consequentemente, mais tributos, que serão inclusive reinvestidos localmente, gerando mais emprego, renda e qualidade de vida para a sociedade.

Utilizar o dinheiro público com este propósito, significa investir estrategicamente os recursos públicos em segmentos produtivos locais que, certamente, fazem alavancar o desenvolvimento empresarial e econômico do município. Neste objetivo, a Prefeitura de Nova Venécia já adequou seu planejamento anual de compras, sinalizando, portanto, a existência de inúmeras possibilidades de contratações para o ramo empresarial local, a fim de coletar resultados economicamente positivos em prol de todos.

Além da elaboração do Plano Anual de Compras, outras ações também estão sendo desenvolvidas como a integração, modernização e simplificação do cadastro de fornecedores; a revisão dos editais de licitação, inserindo cláusulas de preferência e exclusividade para micro e pequenas empresas e micro empreendedores individuais; e o planejamento de compras com foco nos pequenos negócios, capacitação dos servidores e dos próprios empresários para esses novos processos de compras governamentais.