Nova Venécia tem queda acentuada de casos de dengue

Depois de vários anos com  altos índices de incidência da dengue, Nova Venécia este ano vem apresentando uma queda acentuada no número de registros da doença.

De acordo com relatório que acaba de ser divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a agosto deste ano foram confirmados 64 casos de dengue no município. No ano passado, nesse mesmo período, 498 pessoas foram vítimas da doença.

Só para efeito de comparação, em 2009, por exemplo, Nova Venécia viveu uma verdadeira epidemia, época em que foram confirmados 3.075 casos de dengue.

Para o coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, o sucesso no controle da doença deve-se à intensificação dos trabalhos realizados por uma equipe composta por 25 agentes de campo e mais 5 em serviço interno.

“Diariamente essa equipe atende todas as localidades do município, sede e interior, e cada agente  visita cerca de 28 imóveis por dia. E tudo isso é muito bem supervisionado para que não ocorram falhas graves. Mesmo com o baixo índice de infestação a população não deve se descuidar. Com a aproximação do verão, as condições ficarão mais propícias para a reprodução do mosquito. Por isso é  bom ficar alerta".

Além do trabalho de campo dos agentes, a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Programa de Educação em Saúde  (PESMS) que realiza palestras nas escolas com o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção e no combate à dengue.

dengue_passeata
O trabalho de prevenção e combate à dengue tem dado resultado em Nova Venécia (imagem de arquivo)