Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Estudantes do interior recebem orientações sobre saúde bucal

A equipe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Venécia realizou atendimento de saúde bucal a 28 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Área Pereira, na comunidade São Luiz Gonzaga, na última quinta-feira, 19.

Os alunos têm entre seis e 11 anos e receberam orientações sobre o uso correto do fio dental e da escovação adequada. O odontólogo Marco Antônio Marques Mattedi avaliou a saúde bucal de cada estudante, juntamente com a auxiliar de consultório odontológico, Dalva Sandes. Dos 28 alunos atendidos, 27 apresentaram problemas dentários que precisam de atendimento rápido. Eles serão encaminhados para tratamento no CEO.  

Todos os estudantes avaliados ganharam novas escovas de dente e também receberam aplicação de flúor.  Durante a visita, os profissionais da saúde ensinam às crianças a forma correta de escovação e a importância da prevenção para uma perfeita saúde bucal.

O trabalho vai continuar durante o ano com visitas mensais às escolas do interior. “Nosso objetivo é trabalhar prioritariamente com a prevenção para que não tenhamos crianças perdendo dentes no futuro por falta de cuidados simples. Escovação adequada, uso de fio dental e evitar ao máximo a ingestão de açúcar são fatores decisivos para prolongar a saúde dos dentes. A ausência de uma correta higienização dentária prejudica o indivíduo em todas as áreas, seja na busca por um emprego ou na vida pessoal”, destacou a coordenadora do CEO, Carla Cadorine.