Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Série Município Empreendedor: Cooabriel amplia atividades de sua filial em Nova Venécia

Série Município Empreendedor

Cooabriel amplia atividades de sua filial em Nova Venécia

Nova Venécia conquistou o 2º lugar em geração de empregos, é também o 20º município do país em qualidade de vida e o 4º no quesito pilar econômico entre as cidades com até 50 mil habitantes. O resultado, publicado ano passado pela Revista Isto É, demonstra o grande potencial econômico do município, inclusive, em atrair grandes empresas para a cidade. Multinacionais como a Louis Dreyfus Company, Outspam Brasil e a Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), investem no município, gerando emprego, renda e receita para a cidade.

A unidade da Cooabriel de Nova Venécia foi a primeira filial da cooperativa, instalada no ano de 1985, dando início ao projeto de expansão e criação de unidades de atendimento para levar os serviços mais perto dos sócios, além da matriz. Naquele momento, coincidia a instalação do início do processo de modernização empresarial e suporte de informática da cooperativa.

A infraestrutura instalada para iniciar os serviços no município na época, foi composta de armazém, máquinas de beneficiamento, pois muitos cafés eram recebidos in natura (em coco), casa residencial para gerentes e escritório de comercialização.

Hoje a unidade conta com estrutura de armazenagem e logística em café, numa área de 18 mil metros quadrados, sendo 4.650 metros quadrados de área construída para café e 466 metros quadrados para adubo (para 15 mil sacas de adubo). Disponibiliza ainda, loja de insumos, departamento de assistência técnica e escritório de comercialização.

A filial dá suporte de serviços a sócios da Cooabriel, com propriedades no município de Nova Venécia, e também de alguns municípios vizinhos que movimentam na unidade.
Uma das unidades da cooperativa com alto grau de envolvimento de sócios, a unidade de Nova Venécia, está contemplada no planejamento para continuar recebendo os investimentos em assistência técnica, bem como a ampliação dos programas.

A Cooabriel está estruturando a fazenda experimental para estrutura de diversificação de culturas (cacau, pimenta-do-reino, seringueira), com vista atender seus sócios, tanto em Nova Venécia, quanto às demais unidades.

Criada em 13 de setembro de 1963, a Cooabriel é a maior Cooperativa de Café Conilon do Brasil, com 52 anos de atuação e oferece aos produtores associados, os serviços de armazenagem, assessoria jurídica, assessoria técnica, comercialização, financiamento, insumos, produção de mudas, laboratório de análises e Programas de Qualidade do Café Conilon.