Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Estudantes da rede municipal participam de palestras sobre o meio ambiente

 “Como se tornar um defensor do Meio Ambiente?” Este é o tema das palestras realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Venécia nas escolas do município. O trabalho é realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, e é direcionado para estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais. 

As palestras já foram realizadas nas seguintes escolas: EMEF Veneciano, EMEF Tito dos Santos Neves, EMEF Stanislaw Zucolotto, EMEF Altoé e EMEF Maria Rodrigues Leite.                                                            

Um dos temas de maior impacto sempre lembrado nas palestras é a importância da coleta seletiva, sobre a importância da seleção do lixo seco e úmido e como podemos contribuir com a melhoria do meio ambiente, a partir da economia de água, energia, estímulo ao plantio de árvores e reciclagem. 

As ações direcionam o aluno a pensar o que é o meio ambiente, a sua importância para a manutenção da vida humana e o tratamento dado ao meio ambiente. O ser humano é a única espécie que polui a natureza deixando-a "doente", em desequilíbrio. 

Siga as dicas para conquistar um cotidiano mais sustentável:

  • Ações para a economia de água- Fechar a torneira ao escovar os dentes e ao lavar as mãos; fechar o registro no momento de ensaboar o corpo durante banho; falar com os pais para não lavar a calçada ou o carro com o uso da mangueira;
  • Ações para economia de energia- Apagar as luzes ao ser o último a sair de algum cômodo da casa ou da escola, desligar os aparelhos eletrônicos quando não forem mais utilizar (TV, som, computador e notebook);
  •  Estímulo ao plantio de árvores em jardins e quintais;
  • Jogar o lixo na lixeira;
  • Realizar a separação do lixo para a reciclagem.