Escultura em homenagem à economia de Nova Venécia chega à Praça Adélio Lubiana

Acaba de chegar à cidade a escultura que representa a cultura econômica do município. Ela ficará na Praça Adélio Lubiana, próximo à ponte Cristiano Dias. Com 26 toneladas, a obra é de autoria do artista italiano Giácomo Castiglia e reproduz as cinco forças da economia veneciana: pecuária, agricultura, mineração, piscicultura e comércio.

“A escultura é um resgate à força da economia local e ao povo veneciano”, destacou o artista.

As obras da Praça Adélio Lubiana, no trecho entre a rodoviária e a ponte Cristiano Dias, prosseguem com a conclusão dos trabalhos na Fonte Luminosa e do calçamento, importante local destinado ao lazer e à prática de exercícios físicos.

O investimento total da reforma da Praça Adélio Lubiana é de mais de R$ 2 milhões. Os recursos são provenientes do Fundo Cidades, do Governo do Estado, com contrapartida do município.

Em abril, a Prefeitura de Nova Venécia entregou a primeira parte das obras de reforma da Praça Adélio Lubiana. O trecho concluído fica entre a rodoviária da cidade e o Ginásio de Esportes e possui academia popular, calçada, quadra de areia, quadra de tênis e paisagismo.

A reforma geral da praça contempla a instalação de mesas de jogos, bancos, calçadas, rampas para pessoas com necessidades especiais, ciclovias e estacionamento.  A obra contempla ainda a reforma das instalações hidrossanitárias e elétricas.

A Praça Adélio Lubiana tem uma referência cultural e social, faz parte do cotidiano do veneciano sendo utilizada na área do lazer e entretenimento, atividades de esportes, saúde e caminhada. Além disso, centralizada junto à rodoviária, se torna um ponto de descanso para viajantes. Com a reforma, o local ganhará uma nova roupagem, sem fugir da sua tradição e história para a população de Nova Venécia.