Praça Adélio Lubiana e Hortomercado serão inaugurados na sexta-feira, 1º

A Prefeitura de Nova Venécia entrega na sexta-feira, 1º de julho, às 19 horas, as reformas da Praça Adélio Lubiana e o Hortomercado Municipal.

Com investimento total de R$ 1,4 milhão e 1.764,21 m² de área construída, o Hortomercado Municipal possui espaços destinados à comercialização de hortigranjeiros, lanchonete, peixaria, açougues e comércio em geral, caixas bancários e uma praça de alimentação.

A temperatura interna do local foi uma das preocupações dentro da criação do projeto. O novo Hortomercado Municipal possui revestimento termoacústico, isolando o ambiente interno das altas temperaturas e de sons e ruídos externos.

A obra conta com recursos oriundos de convênio com a Caixa Econômica Federal, Fundo Cidades do Governo Estadual e contrapartida do município.

A Prefeitura  também vai entregar a segunda parte da reforma da Praça Adélio Lubiana, entre a Rodoviária e a Ponte Cristiano Dias. Nesse trecho, o projeto contemplou uma Fonte Luminosa, dois espelhos d’água, jardinagem, iluminação, restauração da praça com o uso de granito no lugar de cimento, novos bancos de granito, estacionamento e área de caminhada, destinado ao lazer e à prática de exercícios físicos.

No local, também ficará a escultura que representa a cultura econômica do município. Com 26 toneladas, a obra é de autoria do artista italiano Giácomo Castiglia e reproduz as cinco forças da economia veneciana: pecuária, agricultura, mineração, piscicultura e comércio.

Em abril, a Prefeitura de Nova Venécia entregou a primeira parte das obras de reforma da Praça Adélio Lubiana. O trecho concluído fica entre a Rodoviária da cidade e o Ginásio de Esportes e possui academia popular, calçada, quadra de areia, quadra de tênis e paisagismo.

A reforma geral da praça incluiu a instalação de mesas de jogos, bancos, calçadas, rampas para pessoas com necessidades especiais, ciclovias e estacionamento, reforma das instalações hidrossanitárias e elétricas.

A Praça Adélio Lubiana tem uma referência cultural e social, faz parte do cotidiano do veneciano sendo utilizada na área do lazer e entretenimento, atividades de esportes, saúde e caminhada. Além disso, centralizada junto à Rodoviária, se torna um ponto de descanso para viajantes. Com a reforma, o local ganhará uma nova roupagem, sem fugir da sua tradição e história para a população de Nova Venécia.

O investimento total da reforma da Praça Adélio Lubiana é de mais de R$ 2 milhões. Os recursos são provenientes do Fundo Cidades, do Governo do Estado, com contrapartida do município.