População participa da elaboração dos Planos de Saneamento Básico e de Gestão de Resíduos sólidos

saneamentobasico_interna

Moradores do interior e da zona urbana da cidade participaram na noite desta quarta-feira, 06, da elaboração dos Planos de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Margareth. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Nova Venécia e Comitê Executivo.

O objetivo é realizar o levantamento de informações sobre o quadro atual que envolve o saneamento básico e a gestão dos resíduos sólidos de forma participativa da sociedade em geral e obter propostas para a implantação dos Planos de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A população das zonas rural e urbana será ouvida. As demandas serão coletadas pela empresa, Lagesa, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), responsável pela elaboração do plano de saneamento. A equipe retornará nos dias 25 a 29 de julho para realizar visitas e trabalhos de campo para concluir a elaboração dos Planos de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que serão entregues ao município.

O Plano Municipal de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos são instrumentos exigidos pelas Leis Federais nº 11.445/2007 (regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.217/2010) e nº 12.305/2010 (regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.404/2010) que instituíram, respectivamente, as Políticas Nacionais de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos.