Quase tudo pronto para começar coleta seletiva de Nova Venécia

A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Venécia está finalizando os preparativos para dar início à implantação da coleta seletiva do lixo em Nova Venécia, que começará pelo centro da cidade e depois atingirá todos os bairros. A previsão é que até o final deste mês os trabalhos possam ser iniciados.

A coleta seletiva visa a recuperação do material reciclável, orgânico ou inorgânico para fins de reciclagem. Em Nova Venécia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente resolveu adotar dois sistemas simultâneos: O primeiro, por meio de ecopontos instalados em Pontos de Entrega Voluntária (PVEs), que estão sendo mapeados, onde o próprio gerador deposita o material no container.

Ou outro é o ‘Porta a Porta’, caso em que o lixo seco e úmido são embalados separadamente  e colocados na porta das residências ou do comércio para a coleta diferenciada. O material seco será recolhido às terças, quintas e sextas-feiras, enquanto o lixo úmido, às segundas, quartas e sábados.

O lixo seco será encaminhado à cooperativas e centros de triagem e reciclagem  para a classificação e enfardamento do material reciclável coletado. Já o lixo orgânico, às usinas de compostagem e o rejeito para os aterros sanitários.

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançará uma cartilha contendo uma série de informações sobre todo o processo da coleta seletiva. Foram também confeccionados imãs para geladeira que serão distribuídos à população.

O caminhão para a coleta está sendo adaptado e as novas lixeiras, já adquiridas pela Prefeitura, estão sendo aguardadas para os próximos dias. A campanha publicitária ainda utilizará rádios, jornais e rede sociais.

“Queremos a partição ativa e efetiva da população veneciana”, disse o vice-prefeito e Secretário de Meio Ambiente, Theomir Bassetti Filho, explicando que a questão do lixo não é só responsabilidade do poder público. “A sociedade também precisa fazer a sua parte”, pontuou.

Nova usina – Com o início da reforma geral e ampliação da Usina de Lixo de Nova Venécia,  o serviço de recolhimento e tratamento do lixo de Nova Venécia será modelo para a região.

“Herdamos um verdadeiro lixão a céu aberto e com muito esforço estamos conseguindo atender todas as exigências legais. Nossa administração tem como principal compromisso ambiental a recuperação do lixão e a implantação da coleta seletiva de forma gradativa em todo o município. Contamos com a colaboração da população nessa empreitada ecológica”, disse o prefeito Barrigueira.

Situação atual – Atualmente o recolhimento de lixo em Nova Venécia é feita de segunda a sábado por quatro caminhões, tipo compactador. O resíduo doméstico coletado é destinado para a célula provisória escavada no aterro sanitário do município. O resíduo de construção civil é destinado para uma área de transbordo licenciada pelo IEMA. Galhos são triturados e troncos mais grossos estocados.

Cartilha_Frente_siteCartilha_Verso_site

ima_geladeira_site

A cartilha sobre a coleta seletiva e o imã de geladeira estão prontos para serem distribuídos à população