Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Vacina contra febre amarela estará disponíveis em Nova Venécia a partir de segunda feira (06)

A partir de segunda feira (06) estará disponível a vacina contra a febre amarela nas unidades de saúde do município de Nova Venécia, exceto aquelas que não possuem sala de vacinação.

 

Cerca de 52 mil doses foram liberadas para o município. “A princípio 16 mil delas estarão disponíveis para uso imediato. Chegarão mais doses de acordo com a necessidade dos cidadãos, toda a população será imunizada.”, informou Gabriel Barbosa, Coordenador de Vigilância Epidemiológica e Imunização de Nova Venécia.

 

Nos dias 06, 07, 08, 11 e 12 deste mês também acontecerá um mutirão de vacinação contra a febre amarela no Ginásio de Esportes, Olímpico do Cricaré, localizado na praça Adélio Lubiana.

 

Para vacinar

É preciso levar documento de identidade, cartão do SUS e cartão de vacinação para tomar a dose contra a febre amarela. A apresentação do cartão é importante para o controle, pois a vacina pode causar reações adversas.

Contraindicações

- Crianças menores de 6 meses de idade.
- Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.
- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4 <200 células/mm3 ou menor de 15% do total de linfócitos para crianças menores de 6 anos.
- Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores).
- Pacientes submetidos a transplante de órgãos.
- Pacientes com imunodeficiência primária.
- Pacientes com neoplasia.
- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).
- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras).