Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Barrigueira e produtores traçam ações voltadas para Agricultura Familiar

Reunião também contou com a participação do vice-prefeito, Adelson Salvador, e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Natalino Cassaro

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), acompanhado pelo vice - Adelson Salvador (PSDB) e pelo secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Natalino Cassaro, recebeu na manhã desta segunda-feira (6), produtores rurais que representam a Associação Veneciana de Agroecologia – Universo Orgânico.

Na ocasião, os produtores apresentaram os trabalhos que a Associação vem desenvolvendo em Nova Venécia, parcerias que vêm sendo firmadas junto a outras instituições, além de reivindicações prioritárias do grupo que realiza um trabalho voltado para a produção de alimentos orgânicos, utilizando a agricultura familiar como principal pilar.

Em pauta, assuntos como a reorganização e estruturação do Mercado Municipal, fomento ao turismo rural, agroindústria, construção de barragens, estradas, feiras de produtores, aquisição de alimentos orgânicos para destinação à merenda escolar, entre outros.

O presidente da Associação, Pedro Paulo Colonna, saiu da reunião otimista após ter apresentado ao prefeito o Plano de Ação Territorial que foi elaborado para ser aplicado juntamente com o município. “Agora vamos manter uma agenda permanente com a gestão municipal e queremos, a partir disso, melhorar a produção de alimentos orgânicos. Com uma estrutura melhor e mais apropriada, pretendemos desenvolver e ampliar a agroecologia em nosso município e região. Saio otimista deste encontro. Gostei da nossa conversa e pretendemos agora, literalmente, colher bons frutos”, diz Colonna.

O prefeito fez uma avaliação positiva da reunião e de prontidão abriu as portas das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Cultura e Turismo, para auxiliar os produtores naquilo que for preciso. “Precisamos ampliar a discussão visando a consolidação desses projetos para atender a população que vive no meio rural. Queremos trabalhar com base na elaboração de um plano de trabalho conjunto, com a definição de parcerias,  visando a execução dessas diversas ações que vão beneficiar principalmente os agricultores familiares do município. Já ampliamos o Mercado Municipal com a ideia de atender a agricultura familiar. Nossa vontade é também fomentar o artesanato e estamos avançando nesse sentido. Construímos centenas de barragens e estamos reestruturando o nosso setor agrícola com a aquisição de máquinas e equipamentos. Nossa ideia é deixar uma patrulha (máquinas agrícolas) apenas para recuperação e cascalhamento de estradas, e outra para a construção de barragens. Temos potencial para fomentar o turismo na cidade, vinculado com o interior, e junto a isso manter o homem do campo no meio rural”, afirma o prefeito ao citar algumas ações que já estão em andamento no município.

O Plano de Ação Territorial apresentado pela Associação, conta com parceiros como o IFES, Incaper, Associação Veneciana de Agroecologia, Banco do Nordeste e agora a Prefeitura de Nova Venécia.

Alimentos destinados para merenda escolar

Nova Venécia foi reconhecida em níveis estadual e nacional como o município que mais destina recursos para a aquisição de alimentos produzidos por meio da Agricultura Familiar, para destinar à merenda escolar da rede municipal de ensino. Foi constatado que mais de 70% dos alimentos oferecidos nas escolas são provenientes da Agricultura Familiar. Para se ter ideia, o segundo município do Espírito Santo que mais destina recursos para este fim conta com cerca 50% de produtos provenientes da Agricultura Familiar.