Nova Venécia se prepara para a prova do PAEBES

PAEBES_site

Pedagogos da rede municipal de ensino de Nova Venécia  acabam de  receber orientações sobre a aplicação da  prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do  Espírito Santo (PAEBES), prevista para acontecer  de  21 a 27 deste mês.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação é para garantir a qualidade da aplicação dos testes e que os dados coletados reflitam de forma fiel o desempenho dos estudantes venecianos.

O PAEBES é uma avaliação em larga escala de destaque na implementação de políticas educacionais. Por meio do Programa pode-se verificar a qualidade, a extensão e a intensidade do ensino ofertado. Sua principal função é apoiar, monitorar e incentivar o padrão de qualidade da educação básica pretendida para o município. “Jamais com o intuito de ranquear resultados”, afirma a coordenadora municipal do PAEBES, Syrlene Pansiere.

Serão avaliados  estudantes do  1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, enquanto que os familiares desses alunos responderão a um questionário socioeducacional. O 5º ano terá prova de Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual. Já o 9º ano será avaliado em Lingua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas.