Professor Wemerson oficializa convite para prefeito participar de prêmio Nobel da Educação Mundial

O professor veneciano, Wemerson da Silva Nogueira, único brasileiro e latino-americano selecionado entre os 10 finalistas do prêmio “Global Teacher Prize”, esteve pessoalmente com o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB) para oficializar o convite ao chefe do executivo para participar da premiação do Nobel da Educação Mundial. A solenidade será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, no próximo dia 19 de março. O encontro com o prefeito aconteceu na manhã desta terça-feira (7), na Prefeitura.

Também participaram da reunião a secretária de Educação, Risonete Maria Oliveira, o vice-prefeito, Adelson Salvador (PSDB), e os vereadores Antonio Emílio (PPS), Cimar do Altoé (PHS), Juarez Oliosi (PSB), Ronaldo Barreira (SD), Dejanir Dias (PSB), Mir de Guararema (PDT), Zé Luiz do Cricaré (PT do B), Cabo Tikeira (PV), Biel da Farmácia (PV) e profissionais da imprensa local.

Durante a reunião, o educador, de apenas 26 anos, mostrou muita humildade e fez um breve histórico de sua carreira profissional. “Estou muito feliz em estar aqui em minha cidade hoje. Apesar da correria dos últimos dias, fiz questão de vir aqui fazer esse convite direto ao prefeito e aproveito para estender à nossa Secretária de Educação. Tudo isso que estou vivendo é graças a apenas um segmento: a educação. E é a ela que eu me dedico de corpo e alma”, disse.

O prefeito Barrigueira recebeu o convite e fez questão de frisar que pretende prestigiar a cerimônia representando todos os venecianos. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho do próprio Wemerson que merece todo nosso apoio. Parabéns a este jovem professor por sua grandeza. É o maior prêmio educacional do mundo. Independente se ele vai sair com o primeiro lugar ou não, ele já é um vencedor. E juntamente com ele, ganha todo o nosso município. Só para lembrar que esse reconhecimento atrai os olhares dos governos estadual e federal para a educação de Nova Venécia, que já é uma referência”, afirma Barrigueira.

Forma inovadora de educar

Nogueira foi selecionado entre os 10 finalistas e concorre ao prêmio com um vídeo-documentário que relata sua forma inovadora de educar. O material narra ainda as transformações que aconteceram na vida de alguns alunos, no dia a dia das escolas e no município de Nova Venécia, tudo a partir da didática inovadora aplicada por Wemerson dentro das salas de aula. “Vi a necessidade de mudar a forma de ensino. Quando comecei a dar aulas, me deparei com alunos das mais diversas realidades. Foi então que resolvi inovar. Passei a dar aulas mais descontraídas, fora das salas de aula, e sempre aplicando práticas inovadoras. Este documentário mostra minha trajetória de cinco anos e o que minha carreira influenciou e mudou na vida desses alunos. Para se ter ideia, eu trabalhei com alunos que ameaçavam professores e hoje estão cursando universidades federais. Tudo isso foi documentado. Não há preço que pague”, afirma o professor.

No final da reunião, Wemerson fez questão de frisar que, caso saia de Dubai vencedor, pretende investir em um grande laboratório de ciências em Nova Venécia para atender todas as escolas, além de sua carreira profissional. “Minha intenção é tornar Nova Venécia a maior referência em educação pública do mundo. Por isso me coloco à disposição para atender este município pelo qual tenho tanto carinho”, finaliza.

O prêmio

O título Global Teacher Prize, que significa Prêmio Global de Professores, foi criado para apoiar as causas educacionais em geral procurando elevar respeito, reconhecimento e recompensas por professores destacados mundialmente. Esta é a terceira edição do Prêmio que foi criado pela Fundação de Varkey, registrada na Inglaterra e País de Gales. O vencedor recebe 1 milhão de dólares, que equivale atualmente a mais de 3 milhões de reais.