Prefeitura Municipal de Nova Venécia

Bruno Lamas vai destinar emenda de R$ 200 mil para reforma e ampliação de escola em Nova Venécia

A EMCOR "Santa Helena”, que atualmente funciona junto com a escola Família Agrícola Chapadinha, será a entidade beneficiada

Em visita a Nova Venécia - na tarde da última sexta-feira (10) - o deputado estadual, Bruno Lamas (PSB), anunciou uma emenda parlamentar com recursos na ordem de R$ 200 mil para reforma e ampliação da EMCOR Santa Helena, que atualmente funciona junto com a escola Família Agrícola Chapadinha.

Bruno Lamas aproveitou para conhecer a estrutura física do local e na presença do prefeito, Lubiana Barrigueira (PSB), e da secretária municipal de Educação, Risonete Maria de Oliveira Macedo, garantiu que vai tratar com prioridade a demanda do município de Nova Venécia. “Sempre me empenhei em causas educacionais por onde passei. Agora, vendo o potencial e o aumento na procura por vagas na EMCOR Santa Helena, vou priorizar este projeto para que os alunos possam ter melhores condições e mais qualidade no ensino o mais rápido possível. Educação em Nova Venécia tem sido referência no estado e país e quando a causa é nobre, nos sentimos mais estimulados a colaborar como podemos”, afirma o deputado.

De acordo com Risonete, o projeto para reforma e ampliação já está pronto na Secretaria de Educação. Os recursos da emenda serão utilizados para construção e reforma de salas de aula, cozinha e refeitório. “Esta emenda vai contribuir muito, visto que a demanda de alunos aumentou graças à busca ativa de estudantes que a equipe da Secretaria de Educação realizou no interior com o objetivo de fazer com que os alunos aproveitassem a proposta da pedagogia da alternância (método que trabalha com a metodologia voltada para escolas do campo), o que foi aceito pela comunidade. Esse recurso chega em boa hora”, salienta a secretária.

Aumento na procura por vagas

De 52 alunos matriculados em 2014, a EMCOR Santa Helena aumentou para 132 no ano de 2017. Para acomodar esses estudantes, a Secretaria recorreu à parceria de compartilhamento de salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca e laboratório de informática, junto à escola Família Agrícola Chapadinha. Para dar conta, os gestores do colégio estão disponibilizando área física com o intuito de não deixar nenhum aluno fora das salas de aula.

Hoje a instituição não tem mais capacidade de receber novos alunos na própria sede, o que será possível após a ampliação e reforma.

Próximo passo

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia também já concluiu o projeto para construção da uma quadra poliesportiva na EMCOR Santa Helena. O próximo passo é viabilizar uma emenda parlamentar para que a obra seja realizada e os alunos passem a contar com um espaço ideal para a realização das aulas de educação física e lazer.